Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSEGUNDO, Leonildes Carvalho Godinho-
dc.date.accessioned2018-09-20T11:39:49Z-
dc.date.available2018-09-20T11:39:49Z-
dc.date.issued2018-05-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2384-
dc.descriptionIntroduction: Following the guidelines from the National Curricular Procedures, the work of finalizing the course became mandatory in some medical schools, since it emphasizes, as medical capability, knowledge and production in scientific methodology. It is believed that through the evaluation of these works it is possible to collect data that allows an internal image of the Course. Objective: To know the thematic trend of the scientific production of the Graduation Course Completion Work presented in the Medicine course of the UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Methodology: Access to documents was done through consultation on the files provided by the coordination of the UFMA Medicine Course, which had a list of all the Works, composed of the title of the work, date of defense, the name of the student and the counselor. The collection took place in April and May, for this phase an instrument elaborated in the form of a script was used, for specific purposes of this research. After collecting the data, the variables collected were filled in the survey instrument. The discussion of the results was carried out, based on the analysis and synthesis of the data collected. Results: A total of 938 Course Completion Papers delivered for the years 2007 to 2017 were analyzed. The Descriptive study was the most frequent methodological component (35%). Regarding the theme, the results indicate that Medicine III was the most studied subarea, involving 37% of the studies. Regarding the departments involved, it is noted that the Department of Medicine I, holds the largest number of jobs, with 32% of the total. Conclusion: The analysis of these documents is an important tool for discussion of the curriculum, since it reflects the approach given to the scientific methodology, local health care and the research groups of the institution. Therefore, the Course Completion Work should be evaluated as an instrument for the proposal to integrate for the medical course.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Por orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais, o trabalho de conclusão de curso passou a ser obrigatório em algumas escolas médicas, uma vez que se ressalta, como competência médica, o conhecimento e produção em metodologia científica. Acredita-se que por meio da avaliação destes trabalhos seja possível levantar dados que possibilite uma reflexão interna do Curso. Objetivo: Conhecer a tendência temática da produção científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação apresentados no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Metodologia: O acesso aos documentos ocorreu por meio de consulta aos arquivos fornecidos pela coordenação do Curso de Medicina da UFMA, que contava com uma lista de todos os Trabalhos, composta por título do trabalho, data de defesa, nome do orientando e do orientador. A coleta ocorreu no mês de março e maio, para esta fase foi utilizado um instrumento elaborado na forma de um roteiro, para fins específicos dessa pesquisa. Após a coleta dos dados, as variáveis levantadas foram preenchidas no instrumento da pesquisa. A discussão dos resultados foi realizada, a partir da análise e síntese dos dados coletados. Resultados: Foram analisados 938 Trabalhos de Conclusão de Curso entregues nos anos de 2007 a 2017. O estudo do tipo Descritivo foi a vertente metodológica mais frequente (35%). Em relação à temática, os resultados indicam que Medicina III foi a subárea mais estudada, envolvendo 37% dos trabalhos. No que tange aos departamentos envolvidos, nota-se que o Departamento de Medicina I detém o maior número de trabalhos, com 32% do total. Conclusão: A análise de tais documentos mostra-se como importante ferramenta de discussão do currículo, uma vez que reflete o enfoque dado à metodologia científica, à assistência local em saúde e aos grupos de pesquisa da instituição. Por isso, o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser avaliado como um instrumento à proposta de integralização do curso médico.pt_BR
dc.publisherUFMA.pt_BR
dc.subjectCurrículo; Monografia; Tendênciapt_BR
dc.subjectCurriculum; Monograph; Trendpt_BR
dc.titleTENDÊNCIAS TEMÁTICAS E METODOLÓGICAS APRESENTADAS À FACULDADE DE MEDICINA DA UFMA: TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS ANOS DE 2007 A 2017.pt_BR
dc.title.alternativeThematic and methodological tendencies presented to the Faculty of Medicine of UFMA: Completion work of the years from 2007 to 2017.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonildes Carvalho.pdf557,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.