Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2387
Título: Paredes e corredores: considerações sobre a Street Art na análise das imagens do Centro de Ciências Humanas da UFMA
Título(s) alternativo(s): Walls and corridors: considerations about Street Art in the analysis of the Center of Human Sciences of UFMA
Autor(es): CARVALHO, Luiz Eduardo Bruzaca de
Palavras-chave: Arte Urbana. Graffiti. Arte de rua.
Urban art. Graffiti. Street Art.
Data do documento: 2018
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Esta pesquisa aborda o movimento de arte urbana Street Art - como um conjunto de intervenções artísticas que são desenvolvidas em espaços públicos que engloba várias modalidades de artes, tendo como escopo o Graffiti, Stencil, Lambe e Pixo. Estas expressões visuais são encontradas nas paredes e corredores do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), local escolhido para a pesquisa de campo. Levantou-se considerações acerca do contexto histórico e artístico dos movimentos da Street Art e analisou-se as intervenções no CCH agrupando-as nas modalidades citadas. O resultado apontou que o espaço acadêmico é suporte para estas manifestações e assim pode-se apresentar a possibilidade de aplicabilidade dessa temática dentro do âmbito educacional por acreditar na sua importância no processo de aprendizagem do sujeito e a sua possível inserção na arte urbana.
Descrição: ABSTRACT: This research addresses the urban art movement Street Art - as a set of artistic interventions that are developed in public spaces that encompasses various arts modalities, having as its scope Graffiti, Stencil, Lambe and Pixo. These visual expressions are found in the walls and corridors of the Human Sciences Center (HSC) of the Federal University of Maranhão (UFMA), chosen for field research. Considerations were made about the historical and artistic context of the Street Art movements and the interventions in the HSC were analyzed by grouping them in the aforementioned modalities. The result pointed out that the academic space is support for these manifestations and thus the possibility of the application of this subject within the educational scope can be presented, believing in its importance in the learning process of the subject and its possible insertion in the urban art.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2387
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizCarvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.