Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2388
Título: A selfie: debate sobre valores culturais da fotografia digital dos alunos do Centro de Ensino Estado da Guanabara
Título(s) alternativo(s): The selfie: debate on cultural values ​​of the digital photography of the students of the Guanabara State Teaching Center
Autor(es): MATOS, Namíbya Aick de
Palavras-chave: Selfie. Jovens. Cultura Visual.
Selfie. Young. Visual Culture.
Data do documento: 10-Jul-2018
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Diante da era da informação, faz-se importante compreender sobre o que os jovens têm produzido nesses novos espaços virtuais. As fotografias ganharam novos desdobramentos e se fizeram mais presentes no cotidiano das pessoas através das selfies, fotografias de si compartilhadas no ciberespaço. O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os valores e funções dessa produção fotográfica contemporânea feita pelos jovens do ensino médio do Centro de Ensino Estado da Guanabara. Através de um grupo focal com esses jovens, em uma pesquisa exploratória e uma abordagem quali-quantitativa, foram aplicados questionários individuais e em seguida um diálogo dentro do grupo sobre suas produções fotográficas compartilhadas. O resultado da análise dos questionários e cruzamento de informações promovidas pelo diálogo em grupo, levou-me a observar alguns padrões sobre o que motivavam e sobre o que esperavam esses jovens em retorno a suas produções. Seus referenciais no ciberespaço lhes indicam um padrão de uma aparente retratação do que são, mas uma retratação pré-editada que seleciona, para ser compartilhado, apenas o melhor momento de si. Suas motivações giram em torno de uma aparente aceitação nesses espaços, materializadas por curtidas, comentários e seguidores. Esses retornos, em parte, refletem-se em futuras produções e, consequentemente, na eliminação das produções que não os agradaram. Outros pouco não são afetados por esses retornos, pois compartilham para satisfazer a si mesmos. Dessa forma, não há um resultado generalizado, mas que apontam uma preocupação que a educação de uma Cultura Visual vem tendo sobre o que nos alertam essas produções feitas por esses jovens. Baseadas nessas reflexões e resultados, são esboçados algumas recomendações e implicações para futuras pesquisas.
Descrição: ABSTRACT: In the face of the information age, it is important to understand what young people have produced in these new virtual spaces. The photographs gained new developments and became more present in the daily lives of people through selfies, photographs of themselves shared in cyberspace. The objective of this research is to identify and analyze the values and functions of this contemporary photographic production made by the high school youth of the Guanabara State Teaching Center. Through a focus group with these young people, in an exploratory research and a qualitative quantitative approach, individual questionnaires were applied and then a dialogue within the group about their shared photographic productions. The result of the analysis of the questionnaires and the cross-information promoted by the group dialogue led me to observe some patterns about what motivated and about what these young people expected in return for their productions. Their benchmarks in cyberspace point to a pattern of an apparent retraction of what they are, but a pre-edited retraction that selects, to be shared, only the best moment of self. Their motivations revolve around an apparent acceptance in these spaces, materialized by tanned, comments and followers. These returns, in part, are reflected in future productions and, consequently, in the elimination of productions that did not please them. Others few are unaffected by these returns, because they share to satisfy themselves. In this way, there is no generalized result, but they point out a concern that the education of a Visual Culture has taken on what these productions made by these young people alert us. Based on these reflections and results, some recommendations and implications for future research are outlined.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2388
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NamíbyaMatos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.