Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2392
Título: | Serigrafia e arte: estudo sobre a serigrafia enquanto ferramenta no processo arte-educativo |
Título(s) alternativo(s): | Screen printing and art: study on screen-printing as a tool in the art-educational process |
Autor(es): | SOUZA, Marcos Aurélio Santos |
Palavras-chave: | Serigrafia, Arte, Educação. Silk-creen; Teaching; Art-Education. |
Data do documento: | 9-Jul-2018 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | A serigrafia é uma técnica de impressão, derivada do processo de gravura, no entanto pouco explorada enquanto instrumento pedagógico; daí a necessidade de se conhecer os principais processos da arte/técnica da serigrafia e a relação entre esses dois elementos. A pesquisa aqui apresentada destina-se a conceber a serigrafia como relevante ferramenta a ser empregue no processo Arte-Educativo. Tal exercício consistiu na abordagem da serigrafia em seus variados aspectos como, análise da importância que a serigrafia pode proporcionar ao ensino da Arte e as contribuições de atividades neste processo. Semelhantemente objetiva-se compreender de que forma se estabelece seu diálogo com o universo da Arte, bem como possíveis caminhos para a sua efetivação no processo Arte-Educativo. Com isso, foi realizado um levantamento teórico e um de natureza qualitativa, resultando em um trabalho de campo reproduzido numa oficina de serigrafia a qual os participantes produziram suas matrizes e falaram sobre suas experiências com a serigrafia. |
Descrição: | ABSTRACT: Screen printing is a printing technique, derived from the engraving process, but little explored as a pedagogical tool; hence the need to know the main processes of the art/technique of screen printing and the relationship between these two elements. The undergraduate thesis here presented aims to conceive silk-screen as a relevant tool to be used in the Art-Education process. This exercise consisted in the approach of silk-screen in its various aspects, such as the analysis of the importance that sarigraph printing can give to the Art-Education and the contributions of activities in this process. Similarly, it aims to understand how the dialogue between serigraphy and the universe of Art is established, as well as possible ways for its effectiveness in the Art-Education process. With this, a theoretical and a qualitative study was carried out, resulting in a field work reproduced in a screen-printing workshop in which the participants produced their matrices and talked about their experiences with the serigraphy. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2392 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcosSouza.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.