Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2395
Título: Instituto São José do Bonfim: uma abordagem sobre as manifestações artísticas e culturais na comunidade Sol Nascente – Vila Nova
Título(s) alternativo(s): São José do Bonfim Institute: an approach on the artistic and cultural manifestations in the community Sol Nascente - Vila Nova
Autor(es): SILVA, Maria Julieta Rocha da
Palavras-chave: Educação não formal. Instituto São José do Bonfim.
Visual arts. Non-formal education. São José do Bonfim Institute
Data do documento: 10-Jul-2018
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Esse estudo centra-se no campo das artes visuais com o objetivo de investigar de que modo as atividades desenvolvidas no Instituto São José do Bonfim têm contribuído para a promoção e para o desenvolvimento humano da comunidade Sol Nascente – Vila Nova/São Luís-Ma. A tipologia de pesquisa adotada foi a bibliográfica e a pesquisa de campo. Para tanto, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: visita ao Instituto São José do Bonfim, para realização da observação direta; e coleta de entrevistas com a coordenadora, oito instrutores e doze alunos das oficinas. A amostragem da pesquisa se constitui da escolha de um número representativo da população, levando-se em consideração aqueles participantes mais assíduos nos projetos desenvolvidos pelo Instituto. A forma de análise dos dados foi de natureza qualitativa. Como resultados o que se observa é que a maioria dos alunos resolvem realizar as oficinas de pintura, bordado, e confecção de cartões pelo fato de lhes proporcionar um retorno financeiro imediato. Essas oficinas tem um duplo papel para os alunos e professores, desenvolver habilidades artesanais e, por meio do ambiente amistoso, harmônico transmitir valores, instrução sobre violência, cuidado com a saúde e o estímulo ao ensino formal. Esse aspecto faz deduzir que os alunos veem no Instituto uma saída para o estado de caos em que se encontram, veem que por meio das oficinas podem ter uma nova perspectiva de vida, podem ter outras oportunidades e sair da situação de vulnerabilidade em que se acham.
Descrição: ABSTRACT This study underpins in the visual arts field and aims at exploring on how the activities conducted at São José do Bonfim Institute have contributed to the promotion and human development in the community Sol Nascente, located in Vila Nova, São Luís, Maranhão, Brazil. The type of research adopted was the bibliographical and the field research. Within this framework, the following methodological procedures were adopted: visits to the São José do Bonfim Institute, for direct observation; and interviews conducted in workshops with the coordinator, eight instructors, and twelve students. The sample consisted of a representative number of the population, taking into account the participants who are more assiduous in the projects offered by the Institute. Data analysis was based on a qualitative approach, as result it was observed that most of the students decide to hold the painting, embroidery, and card making workshops because they provide them with an immediate financial return. Those workshops play a dual role for students and teachers, as they function as spaces to develop craft skills but, above all because they are a friendly and harmonic environment, they function also as spaces to transmit values, instruction on violence, health care and the encouragement of formal education. This aspect leads to the conclusion that the students see in the Institute a way out of the state of chaos in which they find themselves. Moreover, they believe that through the workshops they can have a new perspective on life, having also other opportunities to leave behind their current situation of vulnerability.
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaJulietaRochadaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.