Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2402
Título: Experimentos no ensino de Biologia: a importância do seu uso para o processo de aprendizagem nas escolas do Ensino Médio de Pinheiro.
Título(s) alternativo(s): Experiments in teaching biology: The importance of its use for the learning process in Pinheiro High School.
Autor(es): SANTOS, Erica de Oliveira
Palavras-chave: Experimentos. Metodologia. Biologia. Ensino-aprendizagem
Experiments. Methodology. Biology. Teaching and learning
Data do documento: 7-Abr-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: A presente pesquisa apresenta resultados de um estudo sobre o ensino de Biologia e a importância dos experimentos como ferramenta de aprendizagem em duas escolas de ensino médio da cidade de Pinheiro-MA. O estudo reflete as contribuições que o uso de experimentos traz para o ensino de Biologia. Identificou-se os limites e as possibilidades da utilização de experimentos nas aulas, abordando as tendências históricas que influenciaram o ensino de Biologia no Brasil. Identificou-se a importância de romper com práticas livrescas e de memorização, levando em consideração o ensino reflexivo. O campo de estudo foram as escolas Centro de Ensino Dom Ungarelli da rede pública estadual e a Fundação Bradesco da rede privada, aplicou-se questionários contendo questões objetivas e subjetivas para 7 professores e 230 alunos, buscando identificar a visão deles quanto a utilização de experimentos e a metodologia aplicada nas aulas. A pesquisa identificou que ambas escolas apresentam predominância na aula expositiva/dialogada e o livro didático como ferramenta básica no ensino da disciplina Biologia. Notou-se a existência de grande diferença na utilização de experimentos nas aulas de Biologia da escola Fundação Bradesco, em relação a escola Centro de Ensino Dom Ungarelli, isso é resultado de questões como: infraestrutura, a inexistência de um laboratório de Biologia, professores atuando em áreas diversas de sua formação, falta de valorização da carreira docente e tempo para elaboração das atividades experimentais em sala de aula. Entende-se que é de fundamental importância o uso de experimentos nas aulas ministradas pelo professor de Biologia, tornando-se ferramenta imprescindível ao processo de ensino.
Descrição: ABSTRACT: The present research presents results of a study on the teaching of Biology and the importance of experiments as a learning tool in two high schools in the city of PinheiroMA. The study reflects the contributions that the use of experiments brings to the teaching of Biology. It was identified the limits and the possibilities of the use of experiments in the classes, approaching the historical tendencies that influenced the teaching of Biology in Brazil. It was identified the importance of breaking with book practices and memorization, taking into account reflective teaching. The field of study was the Fundação Bradesco schools of the state public network and the Dom Ungarelli Teaching Center of the private network, questionnaires containing objective and subjective questions were applied to 7 teachers and 230 students, seeking to identify their views regarding the use of experiments and the methodology applied in the classes. The research identified that both schools present predominance in the expository / dialogated class and the didactic book as a basic tool in the teaching of the discipline Biology. It was noticed the existence of a great difference in the use of experiments in the Biology classes of the Fundação Bradesco school, in relation to the Dom Ungarelli Teaching Center school, this is a result of questions such as: infrastructure, lack of a biology laboratory, professors acting In diverse areas of their formation, lack of valorization of the teaching career and time for elaboration of the experimental activities in the classroom. It is understood that it is of fundamental importance the use of experiments in the classes taught by the Biology teacher, becoming an essential tool to the teaching process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2402
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EricaSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso748,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.