Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2408
Título: Utilização do software phet simulation como ferramenta de incremento no ensino do tema propriedade dos gases
Título(s) alternativo(s): Using the phet simulation software as tool to increase the teaching of the subject property of gases
Autor(es): ESCÓRCIO, Claudio Rodrigues
Palavras-chave: PhET Simulations. Ensino de química. Estudo dos gases.
PhET Simulations. Chemistry teaching. Study of gases.
Data do documento: 5-Jul-2018
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a influência do software PhET Interactive Simulations no processo de aprendizagem do tema Estudo dos gases, através da aplicação de um minicurso realizado na Universidade Federal do Maranhão (Campus São Bernardo) com os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química. Para análise quantitativa da aprendizagem dos discentes do tema Estudo dos gases foram utilizados dois questionários constando questões discursivas e de múltipla escolha aplicadas após uma aula utilizando o método tradicional de ensino, exposição e diálogo, e após uma aula auxiliada pela exposição de duas simulações do software PHET SIMUTATIONS: ESTADOS DA MATÉRIA e PROPRIEDADE DOS GASES. Ao observar os resultados obtidos neste trabalho foi possível concluir que se pode diversificar a maneira tradicional de transmitir o conteúdo referente a representação molecular das propriedades dos gases, visto que os conteúdos podem ser dispostos de maneira mais atrativa, interativa e com simulações que possibilitam uma melhor visualização e entendimento dos alunos.
Descrição: ABSTRACT: The objective of this work was to analyze the influence of PhET Interactive Simulations software in the learning process of the study of gases, through the application of a mini-course held at the Federal University of Maranhão (Campus São Bernardo) with undergraduate students of the Natural Sciences Degree /Chemistry. For the quantitative analysis of the students learning of the theme Gas study, two questionnaires were used, consisting of discursive and multiple choice questions applied after a class using the traditional method of teaching, exposition and dialogue, and after a lecture helped by the exposition of two software simulations PHET SIMUTATIONS: MATTER STATES and GAS PROPERTY. By observing the results obtained in this work it was possible to conclude that the traditional way of transmitting the content concerning the molecular representation of the gas properties can be diversified, since the contents can be arranged in a more attractive, interactive way and with simulations that allow a better visualization and understanding of students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2408
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CláudioEscórcio.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.