Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2412
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dc.contributor.authorLOPES, Jefferson Santos-
dc.date.accessioned2018-09-21T13:34:02Z-
dc.date.available2018-09-21T13:34:02Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2412-
dc.descriptionABSTRACT: In this study, carried out in the city of Santa Quiteria do Maranhão, we sought to investigate teachers who teach science in the public school system in the final years of elementary school. Interviews were conducted in order to characterize the teachers who work in this area, as well as the difficulties they have to teach the syllabus contents of the course, identifying the factors that occur so that these problems may interfere with their work. The nature of the work is quantitative and qualitative by means of questionnaires for the collection of data about what is to be known, and a bibliographical survey. The results indicate that 71.4% of teachers have different backgrounds in the area of science, despite their vast experience in the school environment and specializations, they have little experience in science. Additionally, 78.6% of teachers indicate that the greatest difficulty in the teaching / learning process of the discipline is the lack of didactic resources, lack of practical classes that cause students' disinterest and lack of motivation. As a proposal to minimize this problem, teachers cited the construction of a laboratory, being cited by 98.9% of teachers, continuing education offered to teachers, 85.7% and more use of classroom experimentation to help better 78.6% of the teachers' choice.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, realizado no município de Santa Quitéria do Maranhão, buscou-se investigar os docentes que lecionam ciências na rede pública de ensino nos anos finais do ensino fundamental. Foram feitas entrevistas a fim de caracterizar os docentes que atuam nesta área, bem como as dificuldades que os mesmos possuem para ministrar os conteúdos programáticos da disciplina identificando quais os fatores que ocorrem para que tais problemas possam interferir em seu trabalho. A natureza do trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo feito por meio de questionários para coleta de dados sobre o que se pretende saber, e de um levantamento bibliográfico. Os resultados apontam que 71,4% dos docentes têm formações diferentes da área das ciências, apesar da vasta experiência no ambiente escolar e especializações, possuem pouca experiência na área das ciências. Adicionalmente 78,6% dos docentes apontam que a maior dificuldade no processo de ensino-aprendizagem da disciplina é a falta de recursos didáticos, falta de aulas práticas que causam o desinteresse e desmotivação dos alunos. Como proposta para minimizar essa problemática os professores citaram a construção de um laboratório, sendo citada por 98,9% dos docentes, a formação continuada oferecida aos professores, 85,7% e utilizar mais a experimentação nas aulas para ajudar fixar melhor os conteúdos com 78,6% da escolha dos docentes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectPerfil docente. Ensino de ciências. Dificuldades.pt_BR
dc.subjectTeacher profile. Science teaching. Difficulties.pt_BR
dc.titleO perfil dos professores e as dificuldades encontradas no ensino de ciências naturaispt_BR
dc.title.alternativeThe profile of teachers and the difficulties encountered in teaching of natural sciencespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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