Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2413
Título: Concepção reflexiva sobre a prática docente no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Reflexive conception about teaching practice in chemistry teaching
Autor(es): MACHADO, Bruna Gessila Santos
Palavras-chave: Ensino de Química. Práticas de ensino. Motivação.
Teaching Chemistry. Teaching practices. Motivation.
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: No presente trabalho estudou-se a problemática sobre as concepções das práticas que os docentes utilizam no ensino de química relacionando com o ensino/aprendizagem da disciplina nas escolas públicas do ensino Médio. O referente estudo traz em si o objetivo geral de propiciar uma reflexão sobre a prática docente adotada pelos professores de Química de Ensino Médio e suas implicações no aprendizado dos alunos. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa e estudo descritivo. Como instrumentos de pesquisa foram realizados: observação, questionário e entrevista, ambos com perguntas pertinentes à temática em estudo, os quais foram aplicados a dois professores que fizeram parte desta pesquisa. Com os dados coletados nesta pesquisa observou-se que os professores ainda utilizam práticas de memorização, que pouco relaciona a Química com o dia-a-dia dos alunos, assim como também, percebe-se a falta de entusiasmo do professor no quesito incentivar e estimular o aluno a buscar novas concepções sobre o aprendizado.
Descrição: ABSTRACT: In the present work, the problem was studied on the conceptions of the practices that the teachers use in the teaching of chemistry related to the teaching / learning of the discipline in the public secondary schools. The referent study has in itself the general objective of providing a reflection on the teaching practice adopted by the teachers of High School Chemistry and its implications in the students' learning. For that, field research was used with a qualitative approach and a descriptive study. As research instruments were carried out: observation, questionnaire and interview, both with questions pertinent to the subject under study, which were applied to two teachers who were part of this research. With the data collected in this research, it was observed that the teachers still use memory practices, that little relates Chemistry to the daily life of the students, as well as, it is noticed the lack of enthusiasm of the teacher in the subject to encourage and to stimulate the student to seek new conceptions about learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2413
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaMachado.pdfTrabalho de Conclusão de Curso502,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.