Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | VIANA, Daniel Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T14:31:21Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T14:31:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2415 | - |
dc.description | ABSTRACT: The present monographic work carried out a discussion about the insertion of information and communication technologies (ICT) in the teaching of natural sciences in Elementary School. The methodological course used was field research. It was carried out in the municipality of Santa Quiteria, located in the state of Maranhão, through the application of a questionnaire with open questions and closed for 20 students, 10 of the afternoon shift and 10 of the morning, and a structured interview for the 4 teachers of the science discipline natural, being 2 in the afternoon shift and 2 in the morning shift, both teachers and students belonging to the survey are from the 6th to the 9th year. The research, in its general objective, sought to analyze the insertion of ICT in the school context of Elementary School through the discipline of natural sciences. The results collected in this research were satisfactory, since they provided a critical view about the phenomenon studied, highlighting the problem of the lack of technological resources in public schools and signaling the importance of ICT in teachers 'classes, since it could further enhance students' learning students. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico realizou uma discussão acerca da inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências naturais no Ensino Fundamental. O percurso metodológico utilizado foi pesquisa de campo. Realizado no município de Santa Quitéria localizado no estado do Maranhão, através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechada para 20 alunos, sendo 10 do turno vespertino e 10 do tuno matutino, e uma entrevista estruturada para os 4 professores da disciplina de ciências naturais, sendo 2 pelo turno vespertino e 2 no turno matutino ambos, professores e alunos pertencentes da pesquisa são do 6º ao 9º ano. A pesquisa, em seu objetivo geral, pretendeu analisar a inserção das TIC no contexto escolar do Ensino Fundamental através da disciplina de ciências naturais. Os resultados coletados nesta pesquisa foram satisfatórios, pois possibilitaram uma visão crítica acerca do fenômeno estudado, evidenciando o problema da falta de recursos tecnológicos em escolas públicas e sinalizando para a importância das TIC nas aulas dos professores, visto que poderá potencializar ainda mais a aprendizagens dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental. Tecnologia. Ciências naturais. | pt_BR |
dc.subject | Elementary education. Technology. Natural Sciences. | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of natural sciences and information and communication technologies (ICT) in primary education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DanielFernandes.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 360,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.