Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2416
Título: Ensino de química: recursos didáticos e metodologias empregadas por professores da rede pública no município de São Bernardo - MA
Título(s) alternativo(s): Chemistry teaching: didactic resources and methodologies used by teachers of the public network in the municipality of São Bernardo - MA
Autor(es): COSTA, Josiane Lima da
Palavras-chave: Química. Metodologia. Ensino. Recursos. Aprendizagem.
Chemistry. Methodology. Teaching. Resources. Learning.
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O ensino de Química, assim como outras ciências ainda é um desafio enfrentado pela maioria dos professores. Para facilitar o ensino aprendizagem dos conteúdos de química os docentes devem buscar e elaborar recursos eficientes que possibilitem o entendimento de assuntos, pois, em muitos casos, a metodologia tradicional de ensino não instiga a curiosidade nem a atenção dos alunos que consideram essa disciplina difícil, pois estes não associam a química aos problemas do cotidiano, mas a cálculos complexos e de difícil entendimento. Essa problemática é uma realidade observada na maioria das escolas brasileiras, principalmente nas regiões norte e nordeste do país. Contudo, o presente trabalho investigou, através de um questionário, de que forma o ensino de Química é explorado em uma escola do município de São Bernardo-MA, qual a opinião dos alunos sobre o ensino de química, bem como dos profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com os resultados obtidos, é nítida a falta de recursos que possibilitem melhorias no ensino, bem como a falta de interesse dos estudantes. Estes problemas podem estar relacionados à didática do professor, a não utilização de aulas práticas que estimulem o aluno e o permita interagir, dentre outros fatores que devem ser investigados por todos os membros da instituição para garantir um ensino prazeroso tanto para o aluno quanto para o professor.
Descrição: ABSTRACT: The teaching of chemistry, as well as other sciences, is still a challenge faced for the majority of professionals who must seek efficient resources that allow the understanding of subjects, which in many cases do not stimulate students' attention, since they associate the problems of Chemistry, with complex calculations and difficult to understand. The need to expand education is not only restricted to professionals who must always be attentive in improving their methodology, so that content is well managed, so as to collaborate with the teaching of students, but of schools in providing adequate means for these classes can be managed with the necessary resources, which consequently requires greater attention from the competent bodies to send resources that facilitate the student's learning, ie, it is necessary that investments are made in order to collaborate in teaching, so that the classes do not become monotonous and discourage both the professional and the student. In this way, the present work investigated, through a questionnaire, how the teaching of chemistry is explored, what the students' opinions are, as well as the professionals in the teaching-learning process. With the results obtained, it is clear the lack of resources that allow improvements in teaching, as well as the lack of student interest. These problems may be related to the didactics of the teacher, the non use of practical classes that stimulate the student and allow him to interact, among other factors that must be investigated by all members of the institution to ensure a pleasant teaching both for the student and for the teacher.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2416
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIANELIMADACOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso279,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.