Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Yone Correia de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T19:06:35Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T19:06:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2417 | - |
dc.description | ABSTRACT: This study is the result of the analysis of questionnaires and reflections with teachers who develop pedagogical practice in the Education of Young and Adults - EYA in the discipline of Science in the final years of elementary school. Some with more than ten years of experience and others with only a few months, that is, these mostly do not have university degree or the special qualification for this modality. The proposal of this work arose when it is observed that there are few offers of training courses for the EJA modality and few public policies in attention to the subject addressed. The data analyzed were obtained through a questionnaire containing fourteen questions applied to four teachers with a degree in Chemistry. Based on the contributions of these EYA teachers, it was analyzed the difficulties found in the application of curricular contents, mainly due to the lack of specific didactic materials. It was considered the importance of teacher training for this type of teaching, the didactic resources used and difficulties encountered by the students in relation to the contents worked and methodological strategy to overcome these difficulties. It was also examined the difference between this modality and the regular education, pointing out the greater difficulties that these teachers face in this school context. The results obtained in the research demonstrate the importance of continuing education practices, however, unfortunately most teachers interviewed do not feel prepared to work in the EJA. It is verified that there are no investments by the departments of education and there is also little motivation on the part of the teachers | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é fruto de análise de questionários e de reflexões com professores que desenvolvem a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos – EJA na disciplina de Ciências nas séries finais do ensino fundamental. Alguns com mais de dez anos de experiência e outros com apenas alguns meses, ou seja, estes em sua maioria não têm a habilitação ou a qualificação especial para esta modalidade. A proposta deste trabalho surgiu ao se observar que existem poucas ofertas de cursos de formação na modalidade EJA e poucas políticas públicas em atenção ao assunto abordado. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário contendo quatorze questões aplicados a quatro professores com formação em Química Licenciatura. A partir das contribuições destes professores da EJA, buscou-se analisar as dificuldades encontradas nas aplicações dos conteúdos curriculares, principalmente pela ausência de materiais didáticos específicos. Considerou-se a importância da formação do professor para esta modalidade de ensino, os recursos didáticos utilizados e as dificuldades encontradas pelos alunos em relação aos conteúdos trabalhados e estratégia metodológica para superar essas dificuldades. Examinou-se também a diferença dessa modalidade com o ensino regular, apontando as maiores dificuldades que estes professores enfrentam neste contexto escolar. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram a importância das práticas da formação continuada, porém, infelizmente a maioria dos professores entrevistados não se sentem preparados para atuarem na EJA. Verifica-se que não há investimentos por parte das secretarias de educação e também há pouca motivação por parte dos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos. Formação qualificada. Ensino de ciências. | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education. Qualified training. Science education. | pt_BR |
dc.title | Formação continuada para docência da disciplina Ciências Naturais na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | Continuing education for teaching the discipline Natural sciences in youth and adult education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YoneOliveira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 522,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.