Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2419
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA, Lais Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T19:22:39Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T19:22:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2419 | - |
dc.description | ABSTRACT: The teaching of Chemistry plays a fundamental role in the formation of critical and active citizens facing the problems of the society in which they are inserted. However, the way Chemistry teaching has been offered in Brazil makes students consider the discipline of Chemistry boring and unnecessary. One strategy for attracting students is to present to them the relationships between chemical concepts and their everyday life, analyze and develop pedagogical actions facilitate the teaching-learning process. The methodology used involved 1) a bibliographical survey on the Teaching of Chemistry in Brazil focusing on the historical evolution, the current situation and the need for pedagogical interventions to improve the teaching of Chemistry; 2) Selection of Chemistry contents that may be related to the Garbage theme. The results of the work are proposals of didactic sequences for several units of the content of Chemistry for High School involving: contextualization, theoretical content and didactic strategies that will certainly contribute to improve the teaching / learning of Chemistry in basic education. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Química tem papel fundamental na formação de cidadãos críticos e ativos frente aos problemas da sociedade na qual estão inseridos. Entretanto, a forma como o ensino de Química tem sido oferecido no Brasil faz com que os alunos considerem a disciplina Química enfadonha e desnecessária. Uma estratégia para atrair os alunos é apresentar-lhes as relações existentes entre os conceitos químicos e seu cotidiano, analisar e desenvolver ações pedagógicas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada envolveu 1) levantamento bibliográfico sobre o Ensino de Química no Brasil enfocando a evolução histórica, a situação atual e a necessidade de intervenções pedagógicas para melhorar o ensino de Química, de forma contextualizada; 2) Seleção de conteúdos de Química que podem ser relacionados com o tema Lixo. O resultado do trabalho são propostas de sequências didáticas para várias unidades do conteúdo de Química para o Ensino Médio envolvendo: contextualização, conteúdo teórico e estratégias didáticas que certamente contribuirão para melhorar o ensino/aprendizagem de Química na educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química. Contextualização. Lixo. | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Teaching. Contextualization. Waste. | pt_BR |
dc.title | Lixo: um tema facilitador para o ensino/aprendizagem de Química. | pt_BR |
dc.title.alternative | Garbage: a facilitating theme for teaching / learning of Chemistry. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LaisFerreira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 507,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.