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http://hdl.handle.net/123456789/2425
Título: | Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para aulas experimentais de química para alunos com deficiência visual envolvendo soluçõe seletrolíticas |
Título(s) alternativo(s): | Learning Object Development for Lessons Experimental Chemistry for Visually Impaired Students involving selective solutions |
Autor(es): | CAETANO, Lucivania Carvalho da Silva |
Palavras-chave: | Deficiência visual. Técnicas de comunicação. Eletroquímica. Visual deficiency. Communication techniques. Electrochemistry. |
Data do documento: | 6-Jul-2018 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | O comprometimento da visão ocorre em diferentes formas e faixas de gravidade. Essa diversidade exige flexibilidade e conhecimento básico sobre deficiência visual por parte dos professores de ensino médio e superior. Os instrutores devem estar cientes, por exemplo, que muitas pessoas com deficiências visuais agem independentemente, exceto para leitura e outras tarefas dependentes da visão. Dessa forma, professores devem adotar técnicas de ensino mais eficazes. No entanto, o ensino brasileiro ainda exibe características excludentes e, em geral, o corpo escolar docente ainda se sente despreparado para a atuação em classes com alunos portadores de necessidades educacionais especiais. No caso particular de alunos que são cegos ou deficientes visuais, o ensino pode ser facilitado com a preparação adequada do curso, técnicas adequadas de comunicação e livros didáticos especialmente adaptados. Alunos que são cegos ou deficientes visuais geralmente preferem o uso de materiais impressos que foram convertidos em Braille, letras grandes ou gravações digitais (por exemplo, CDs ou formatos de áudio disponíveis para download). Assim, algumas atividades devem ser modificadas para a sala de aula de química. Em geral, as respostas oportunas às solicitações dos alunos garantirão que um curso seja acessível e criará um bom relacionamento entre professor e aluno. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em trazer uma proposta de aula experimental de química inclusiva para alunos com deficiências visuais que seja capaz de expor os princípios básicos da eletroquímica. |
Descrição: | ABSTRACT: Vision impairment occurs in different forms and ranges of severity. This diversity requires flexibility and basic knowledge about visual impairment on the part of secondary and higher education teachers. Instructors should be aware, for instance, that many people with visual impairments act independently, except for reading and other vision-dependent tasks. In this way, teachers should adopt more effective teaching techniques. However, Brazilian education still exhibits exclusionary characteristics and, in general, the teaching staff still feels unprepared for acting in classes with students with special educational needs. In the particular case of students who are blind or visually impaired, teaching can be facilitated by appropriate course preparation, appropriate communication techniques and specially adapted textbooks. Students who are blind or visually impaired generally prefer the use of printed materials that have been converted to Braille, large print or digital recordings (for example, CDs or audio formats available for download). Thus, some activities should be modified for the chemistry classroom. In general, timely responses to student requests will ensure that a course is accessible and will create a relationship between the student and the teacher. Thus, the objective of the present work is to bring a proposal of an experimental class of inclusive chemistry for students with visual deficiencies that is capable of exposing the basic principles of electrochemistry. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2425 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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