Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2477
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dc.contributor.authorMOREIRA, Renata Caroline de Sousa-
dc.date.accessioned2018-09-27T20:35:06Z-
dc.date.available2018-09-27T20:35:06Z-
dc.date.issued2017-10-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2477-
dc.descriptionABSTRACT: Introduction: The follow-up of child development is a type of preventive intervention, and is the main goal of primary attention in child health. Knowing parental’s conceptions and beliefs about the subject, considering the social and cultural context of the child may allow the comprehension of development related phenomena. Objectives: To analyze mother and father’s knowledge about child health by socioeducational activities performed in community schools. Methods: Qualitative, descriptive, analytical and exploratory research, performed in three community schools of the city of São Luís-MA, as part of an extension and research project entitled “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – Projeto Sorrir”. A sociodemographic questionnaire and a half structured interview script were used for data collect. For database analysis, it was used the Contest Analysis in the Theme modality. Results and discussion: Twenty-one mothers and two fathers with age between 24 e 43 years-old were interviewed. Most of them concluded high school, were married or were in stable union, self-intitled brown, earned 1-2 minimum wage, lived in brickwork houses and had child with age between 4-7 years-old. The categories that highlighted in the research were: Healthy child: discussing concepts, food practices and care; Child’s development concepts and To play, toys and games: the role of playful in childhood. Mothers and father describe the concept of healthy as sickness absence and also as general well-being, associating health to habits like proper feeding and body care. They also see the influence of media in children’s life and the urban violence showed as restrictive factor in children’s play, supporting technology’s use. Final considerations: It was observed that mothers and fathers had knowledge about the determinants of theirs child’s health. With this research, it’s expected to provide subsidy to foment public policy planning, directed to child heatlh integral attention.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O acompanhamento do desenvolvimento infantil constitui modalidade de intervenção preventiva, sendo um dos principais objetivos da atenção primária à saúde da criança. Conhecer concepções e crenças parentais sobre o tema, considerando o contexto social e cultural no qual a criança está inserida, pode permitir a compreensão de fenômenos relacionados ao desenvolvimento. Objetivo: Analisar conhecimentos de mães e pais sobre saúde da criança a partir de ações socioeducativas realizadas em creches comunitárias. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva, analítica e exploratória realizada em três escolas comunitárias da cidade de São Luís-MA como parte de um projeto de extensão e pesquisa intitulado “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – Projeto Sorrir”. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada para coleta dos dados, cuja análise foi feita através da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados e discussão: Foram entrevistados 21 mães e dois pais com idade entre 24 e 43 anos. A maioria referiu ter concluído o Ensino Médio, estar casado(a) ou em união estável, ser pardo(a), ganhar de 1-2 salários mínimos, morar em casa de alvenaria e ter filhos entre 4-7 anos. As categorias encontradas foram: Criança saudável: discutindo conceitos, práticas alimentares e cuidados; Percepções sobre o desenvolvimento infantil e Brincar, brinquedos e brincadeiras: o papel do lúdico na infância. As mães e pais descreveram o conceito de saudável como ausência de doença e também como bem estar geral, associando saúde a hábitos como alimentação adequada e cuidados corporais. Houve a percepção da influência da mídia na vida das crianças e a violência urbana figurou como fator restritivo às práticas do brincar, favorecendo o uso da tecnologia. Considerações Finais: O conhecimento e experiência dos pais em relação à saúde de seus filhos podem fornecer subsídios para fomentar o planejamento de ações de educação em saúde voltadas para a atenção integral à saúde da criança a partir das singularidades do processo de desenvolvimento.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectConhecimentos. Atitudes e Práticas em Saúde; Desenvolvimento Infantil. Saúde da Criança.pt_BR
dc.subjectHealth Knowledge. Attitudes. Practice. Child Development. Child Health.pt_BR
dc.titleProjeto Sorrir: ações de educação em saúde e narrativas de pais sobre desenvolvimento infantilpt_BR
dc.title.alternativeSmile Project: health education actions and narratives of parents about child developmentpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga

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