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http://hdl.handle.net/123456789/2488
Título: | Avaliação audiológica de crianças vivendo com HIV: revisão de literatura |
Título(s) alternativo(s): | Audiological evaluation of children living with HIV: review of literature |
Autor(es): | SOUSA, Theresa Kerolayne da Silva |
Palavras-chave: | Audição. HIV. Crianças. Revisão. Hearing. HIV. Children. Review. |
Data do documento: | 20-Out-2017 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | Introdução. A otite média pode causar perda auditiva entre pessoas que vivem com HIV/AIDS devido à sua suscetibilidade progressiva a infecções. Além disso, perda auditiva relacionado a danos sensoriais ou neuronais também foi observada. No entanto, a associação entre HIV/AIDS e perda de audição ainda não possui evidências melhores e poucos estudos consideram o estado clínico e laboratorial. Objetivos. Analisar como tem sido realizada a avaliação auditiva de crianças vivendo com HIV. Metodologia. Fontes de dados: bancos de dados Pubmed, Scielo e Scopus. Critérios de elegibilidade de estudos: relatórios de casos, estudos prospectivos e retrospectivos sobre a relação entre infecção por HIV e resultados auditivos. Resultados e discussão. Após 275 citações, foram incluídos vinte e quatro artigos originais. A principal descoberta na otoscopia das crianças vivendo com HIV foi a perfuração do tímpano. A maioria dos estudos utilizaram a audiometria de tom puro convencional ou condicionada, resposta auditiva do tronco encefálico e testes comportamentais. A maioria dos estudos mostraram predominância da perda auditiva condutiva. Comparando-se com grupos de controle, houve uma perda significativa de audição entre crianças vivendo com HIV em alguns estudos. Conclusão. Foram encontradas formas diferentes para avaliar o estado de infecção pelo HIV e conseqüentemente, resultados conflitantes relacionados aos achados audiológicos levantados. Não foi encontrada padronização relacionada a idade do início da avaliação audiológica (após a triagem auditiva neonatal) e nem relacionada aos exames realizados, tornando difícil comparar suas descobertas. Devido a infecção HIV afetar crianças em todo o mundo, segere-se também elaboração de protocolos para realização periódica de exames auditivos nessas crianças.O diagnóstico precoce leva a uma reabilitação em tempo hábil evitando várias limitações no desenvolvimento da linguagem e do aprendizado. |
Descrição: | ABSTRACT: Introduction. Otitis media can cause hearing loss among people living with HIV/AIDS because of their progressive susceptibility to infections. Also, hearing loss related to sensory or neuronal damage has also been observed. However, the association between HIV/AIDS and hearing loss still lacks better evidence and few studies consider clinical and laboratory status. Objectives. To investigate how the hearing of children with HIV are assessed. Methodology. data sources: Pubmed, Scielo and Scopus databases. Study eligibility criteria: Case reports, prospective and retrospective studies regarding the relationship between HIV infection and hearing outcomes. Results and discussion. After 275 citations, twenty-four original articles were included. The main otoscopy finding among children living with HIV were the tympanic perforation. Most of studies used the conventional or conditioned puretone audiometry, auditory brainstem response and comportamental tests. The majority of the studies have shown a predominance of conductive hearing loss. Comparing to control groups, there was a significant hearing loss among HIV+ children in some studies. Conclusion. We found different forms to evaluate the HIV infection status and consequently conflicting results related to audiological findings raised. No standardization was found about the age of the beginning of the audiological evaluation (after newborn hearing screening) and also about the exams performed, making it difficult to compare their findings. As HIV affects children worldwide, we also suggest protocols to periodically perform hearing tests in these children. The early diagnosis leads to a rehabilitation in a timely manner to prevent several limitations in the development of language and learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2488 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga |
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