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Título: Plano de intervenção como metodologia no internato em saúde pública: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Plano de intervenção como a metodologia não internato saúde pública: relato de experiência
Autor(es): MARQUES JUNIOR, Israel Ferreira
Palavras-chave: Formação. Internato. Metodologia de Ensino.
Formation. Internship. Teaching Methodology.
Data do documento: 28-Abr-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Trata-se de um relato da experiência de construção de um Plano de Intervenção em uma Unidade Básica de Saúde com enfoque na reorganização do atendimento às gestantes sob suspeita de contaminação pelo vírus Zika, realizado durante o Internato em Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão, entre os meses de fevereiro e maio de 2016, no munícipio de São Luís. Tem o objetivo de analisar a estratégia de construção do plano de intervenção como metodologia de ensino na formação médica. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o Diário de Campo. Durante o acompanhamento de consultas na Unidade de Saúde, foram identificadas dificuldades na notificação, encaminhamento e orientação das gestantes com suspeita de Zika. A partir de conversas com alguns profissionais da UBS foi construído e implementado um Plano de Intervenção. Foram organizadas Rodas de Conversas com gestantes, profissionais da UBS e do NASF e agentes comunitários de saúde. A construção coletiva desse Plano de Intervenção resultou no aprendizado de competências em saúde coletiva. Permitiu uma aproximação da formação do médico e as necessidades de saúde de uma comunidade, com a compreensão das questões de determinação de algumas doenças. A saída do hospital como cenário de prática permitiu o desenvolvimento de práticas de saúde mais centradas no usuário e menos em procedimentos, conectada à necessária articulação em rede, em equipe, e entre alunos e preceptores.
Descrição: ABSTRACT: This is an account of the experience of building an Intervention Plan in a Basic Health Unit focusing on the reorganization of care for pregnant women suspected of Zika virus contamination during the Internship in Public Health of the Federal University of Maranhão, Between the months of February and May 2016, in the municipality of São Luís. Its objective is to analyze the strategy of construction of the intervention plan as teaching methodology in medical training. The Field Diarywas used as a research tool. During the follow-up of consultations at the Health Unit, difficulties were identified in the notification, referral and orientation of pregnant women with suspected Zika. Based on conversations with some UBS professionals, an Intervention Plan was built and implemented. Wheels of Conversations with pregnant women, UBS and NASF professionals and community health agents were organized. The collective construction of this Intervention Plan resulted in the learning of collective health skills. It allowed an approximation of the training of the physician and the health needs of a community, with the understanding of the questions of determination of some diseases. The hospital's exit as a practice scenario allowed the development of health practices that were more user-centered and less in procedures, connected to the necessary networking in a team, and between students and preceptors.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2507
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga

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