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http://hdl.handle.net/123456789/2526
Título: | Impactos do estresse da vida acadêmica nos estudantes de enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | Impacts of academic life stress on nursing students |
Autor(es): | PINHEIRO, Raquel Stefani Andrade |
Palavras-chave: | Estresse. Estudante de Enfermagem. Universidade. Stress. Nursing student. University. |
Data do documento: | 13-Jul-2018 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | O estresse é um fenômeno psicossocial com repercussão biológica que ocorre a partir da ameaça real ou imaginária interpretada como capaz de provocar prejuízos à integridade psicológica ou física de um indivíduo. Os estudantes de Enfermagem estão expostos a inúmeras situações de estresse no ambiente universitário e as maneiras de enfrentá-las podem trazer repercussões importantes no seu bem-estar biopsicosocial. Objetivo Geral: Investigar o impacto do estresse nos estudantes de Enfermagem de uma universidade pública. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quati-qualitativa, realizado com 197 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão do 1º ao 10º período, nos meses de maio e junho de 2018. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos que contemplam os dados sociodemográficos, a adaptação do Inventários de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp, que avalia o nível de estresse dos estudantes, a adaptação do Inventário de estratégias de Coping de Folkman e Lazarus, que avalia a forma de enfrentamento do estresse e uma pergunta aberta para investigar os motivos e situações estressoras. O tratamento dos dados quantitativos foram ordenados em um banco de dados no programa Excel com auxílio do programa de Epi Info, versão 7.2.2.6. Os dados qualitativos foram transcritos para o programa WPS office 2016 e submetidos a análise de conteúdo, segundo Bardin. Resultados: Os sintomas de estresse mais frequentes foram sensação de desgaste (72,09%), tensão muscular (65,49%), cansaço excessivo (62,44%) e dúvidas quanto a si próprio (58,88%), sintomas que são relacionados a rotina exaustiva da graduação. As estratégias de coping mais utilizadas foram: Aceitação da responsabilidade e Autocontrole. Porém, foi visto que no decorrer do curso ocorrem mudanças nas estratégias utilizadas. A partir da análise dos discursos foram obtidas seis categorias: o mau desempenho em trabalhos, seminários e avaliações acadêmicas, a relação professor-aluno, a adaptação à universidade, as reprovações, as práticas hospitalares e o trabalho de Conclusão de Curso. Considerações Finais: Considera-se os fatores geradores de estresse, como eles afetam os estudantes, os sintomas manifestados e como os estudantes lidam com cada situação. Conhecer o processo de estresse dos estudantes permite auxilia-los na compreensão e na busca pela minimização dos fatores estressores. |
Descrição: | ABSTRACT Introduction: Stress is a psychosocial phenomenon with a biological repercussion that occurs according to the perception of real or imagined threat interpreted as capable of causing damages to the psychological or physical integrity of an individual. The nursing students are exposed to numerous stress situations in the university environment and ways to cope with these situations can have important repercussions on biopsychosocial well-being. Objective: To investigate the impact of stress on nursing students at a public university. Methodology: This is an exploratory, descriptive study with a qualitative-quantitative approach, accomplished with 197 students in the Nursing Department of the Federal University of Maranhão from the 1st to the 10th period in the months of May and June of 2018. For the data collection, two instruments with sociodemographic data was used, with the adaptation of Lipp's Inventory of Stress Symptoms for Adults that assesses students' level of stress, the adaptation of the Inventory of strategies of Folkman and Lazarus”s coping who assess the coping of stress and an open question to investigate the reasons and stressful situations and an open question to investigate the reasons and stressors situations. After the collection, the quantitative data were ordered in a database in the Excel for Windows program with the help of the software program Epi Info, version 7.2.2.6. The qualitative data were transcribed for the WPS office 2016 program and submitted to content analysis of Bardin. Results: The most frequent stress symptoms were wear sensation (72.09%), muscular tension (65.49%), excessive tiredness (62.44%) and doubts about himself (58.88%), symptoms that are related to grueling graduation routine. The coping strategies most used in the face of stress were: Acceptance of responsibility and Self-control. However, it was seen that during the course changes occur in the strategies used. Six categories were obtained from the analysis of discourses that report poor performance in academic work, seminars and assessments, the teacher-student relationship, university adaptation, disapproval, hospital practices, and the Course Completion work. Final Considerations: From the data obtained, one can know the stress-generating factors, how they affect the students, the symptoms manifested and how the students deal with each situation. Knowing the students' stress process allows them to help them understand and seek to minimize stressors. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2526 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga |
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RaquelStefaniAndradePinheiro.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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