Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2650
Título: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e seu papel no processo de financeirização da educação brasileira no período entre 2011 a 2015.
Título(s) alternativo(s): The National Program for Access to Technical Education and Employment its role in the process of financialising education in the period between 2011 and 2015.
Autor(es): COSTA, Igor da Silva
Palavras-chave: Financeirização
Rentismo
Políticas públicas
Competence
Management by competence
Personnel Selection Process
Data do documento: 16-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Historicamente, o desenvolvimento econômico de um país é o principal objetivo de uma nação, isso implica afirmar, que esta é uma variável alinhada com o nível de renda do país. Tendo em vista, que o nível de renda movimenta-se conforme o nível de emprego, o PRONATEC – Programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego, foi implantado pelo governo federal para ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. O presente estudo teve como objetivo investigar no cenário atual os mecanismos de transmissão, no qual os recursos públicos aplicados no PRONATEC foram apropriados pelo setor privado no contexto da implantação do programa. A metodologia utilizada foi a análise de fontes primárias, documentos e leis que o estabelecem, e a revisão bibliográfica sobre os termas relacionados ao PRONATEC e ao contexto do sistema do capital na atualidade. Empregou-se a observação no contexto da unidade de análise e os dados secundários referentes a execução do PRONATEC, como número de vagas preenchidas, áreas tecnológicas de abrangência e características, número de instituições beneficiadas e valor destinado ao programa no orçamento. A conclusão inicial revelou que levando em consideração a perspectiva do PRONATEC, a educação acaba sendo concebida como um bem de produção para os grandes interessados que recebem o recurso final desse programa e a política educacional que era para ser pública, acaba sendo política de fomento as grandes intuições privadas de educação.
Descrição: ABSTRACT In recent years, in order to establish themselves in an increasingly competitive market and more demanding customers, companies are looking for new ways to achieve competitive advantage and efficiency, with people-based skills management being one of them. This model seeks talented professionals open to new learning in order to develop their main competencies that interfere in their individual and professional success concomitantly linked to the success of organizations. The present case study conducted at the Variety Show Store in São José de Ribamar aimed to investigate the selection of candidates for the position of vendors, focusing on selection by competencies. The research is qualitative, exploratory in nature. As for methodological procedures, a bibliographic research was carried out focusing mainly on authors such as Dutra (2001; 2008), Rabaglio (2001; 2008), Casanova (2013), Las Casas (1997), Fleury and Fleury , Zarifian (2001), among others, aiming to theoretically subsidize the study. The observation was used in the context of the unit of analysis and the secondary data were obtained through documentary research and interview with the Human Resources Manager about the selection process of the Store. The survey revealed that vendors are still selected by the traditional model although the Manager recognizes the importance of Competency Management and is likely to implement it soon.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2650
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Econômicas do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGORCOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso789,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.