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http://hdl.handle.net/123456789/2653
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | PÓVOAS, Maysa Thais Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T18:35:43Z | - |
dc.date.available | 2018-10-16T18:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2653 | - |
dc.description | ABSTRACT The study proposed to analyze whether the public policies directed to education adopted during the governments of Luís Inácio Lula da Silva, became a factor influencer on entry of black women in the brazilian labor market. During the governments of ex- President Lula (2003-2010) educational public policies directed to higher education were created as a channel for the entry of young blacks and low income in Institutions of Higher Education, Public and Private.This research sought to demonstrate how the changes observed in the profile of black students graduate changed in their participation in the labor market. Searched along the text, retrieve historically the process of implementing affirmative actions in Brazil, performing a comparative analysis between the FHC and Lula. The effects of the adoption of educational public policies foram avaliados from the analysis of indicators information gathering platforms, in addition to other forms of research sources, such as electronic journals, dissertations and specific works about the subject. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido estudo propôs analisar se as políticas públicas voltadas para a educação, adotadas durante os governos de Luís Inácio Lula da Silva se tornaram um fator influenciador na entrada das mulheres negras no mercado de trabalho brasileiro. Durante os governos do ex- presidente Lula (2003-2010) políticas públicas educacionais direcionadas ao ensino superior foram criadas como canal para a entrada de jovens negros e de baixa renda nas Instituições de Ensino Superior Público e Privada. Esta pesquisa buscou demonstrar de que forma as mudanças observadas no perfil das estudantes negras de graduação alteraram na sua participação no mercado de trabalho. Procurei ao longo do texto, recuperar historicamente o processo de implementação de ações afirmativas no Brasil, realizando uma análise comparativa entre os governos FHC e LULA. Os efeitos da adoção de políticas públicas de acesso ao ensino superior foram avaliados a partir da análise de indicadores oriundos de plataformas de coletas de informações, além de outras formas de fontes de pesquisa, como revistas eletrônicas, dissertações e obras específicas que dialog | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Labor Market | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.title | Relações de gênero e processo de trabalho: Uma análise sobre a correlação de políticas públicas de acesso ao ensino superior e a inserção de mulheres negras no mercado de trabalho nos governos Lula (2003-2011) | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender relations and the work process: An analysis of the correlation of public policies for access to higher education and the insertion of black women in the labor market in the Lula governments (2003-2011) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Econômicas do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MaysaPóvoas.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 629,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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