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dc.contributor.authorALMEIDA, Francisca Maria Viana Sousa de-
dc.date.accessioned2018-10-17T18:26:39Z-
dc.date.available2018-10-17T18:26:39Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2668-
dc.descriptionThe goal of this research is to discuss the process of admission of black students through the racial quotas on campus VII of the Federal University of Maranhão-UFMA, Codó city. For the development of research used me bibliographic analysis, quantitative data collection, the application of questionnaires and interviews with open and closed questions for investors and shareholders, not students of the class of 2011, 2013 and 2014 of the course of Degree in Humanities-LCH. The racial quotas as affirmative policies were central axes for the realization of this work because in reality I live in Blacks living in inferiorization situations, but I note that over the years, after many struggles and social achievements, this reality has been modifying and blacks are getting their rights, according to the law, towards society. I used like theoretical contribution the authors, Amilton Camargo, Celia Maria Marino de Azevedo, Eliane Cavalleiro, Fátima Bayma, Florestan Fernandes, Giulia Bianca de Brito Tench, Joaquim Barbosa Gomes, José Jorge de Carvalho and Renato Emerson dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é discutir o processo de ingresso dos estudantes negros através das cotas raciais no campus VII da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, da cidade de Codó. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizei-me de análises bibliográficas, coleta de dados quantitativos, da aplicação de questionários e entrevistas com perguntas abertas e fechadas para alunos cotistas e não cotistas das turmas de 2011, 2013 e 2014 do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - LCH. As cotas raciais como políticas afirmativas foram eixos centrais para a realização desse trabalho porque na realidade em que vivo os negros vivem em situações de inferiorização, mas noto que com o passar dos anos, após muitas lutas e conquistas sociais, essa realidade vem se modificando e os negros estão conseguindo conquistar os seus direitos, de acordo com a lei, perante a sociedade. Utilizei como aporte teórico os autores, Amilton Camargo, Célia Maria Marinho de Azevedo, Eliane Cavalleiro, Fátima Bayma, Florestan Fernandes, Giulia Bianca de Brito Tenca, Joaquim Barbosa Gomes, José Jorge de Carvalho e Renato Emerson dos Santos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAffirmative actionpt_BR
dc.subjectRacial quotaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.titlePolíticas de ações afirmativas: um olhar sobre as cotas raciais na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus VII.pt_BR
dc.title.alternativeAffirmative action policies: a look at racial quotas at the University Federal University of Maranhão - UFMA, campus VIIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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