Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2670
Título: | Lugar na história: uma proposta de inclusão da história local como tema transversal no ensino de História do 2º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Colares Moreira, em Codó-MA. |
Título(s) alternativo(s): | Place in history: a proposal to include local history as transversal theme in the teaching of History of the 2nd year of High School in the Center of Colares Moreira, in Codó-MA. |
Autor(es): | SILVA, Gláucia Rosana da |
Palavras-chave: | História Local Ensino Transversalidade Local History Teach Tranversality |
Data do documento: | 16-Jul-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A proposta acerca da inclusão da História Local como Tema Transversal na Disciplina História no Ensino Médio tem por objetivo preparar a comunidade escolar ao entendimento do Ensino de História Local como ferramenta que avalia a construção da identidade do indivíduo, formando uma consciência coletiva, visando a discussão entre professores da área de História e a inserção ou não da história local no contexto do currículo da História, analisando a importância do ensino de História e da História Local, para melhor entendimento da disciplina, levando em consideração o conhecimento da história do município com vistas à aprendizagem do aluno, pois o fundamental é tornar as aulas de história mais prazerosas, estimulando os discentes a se perceberem como parte integrante dela, de acordo com os temas transversais, como a Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual, nos quais os três primeiros reúnem referencias interessantes para o trabalho com o tema da proposta, onde o corpo escolar tornase norteador e construtor da sua história e de sua comunidade. |
Descrição: | ABSTRACT The purpose of the proposal on the inclusion Local History as a Tranversality Theme in the Discipline History in Secondary School course is to prepare the school community for the understanding of Local History Teaching as a tool that assesses the construction of the individual's identity, forming a collective consciousness, aiming to discussion between teachers of History and the insertion or not of local history in the context of the History curriculum, analyzing the importance of teaching History and Local History, to better understand the discipline, taking into account the knowledge of the history of the municipality with as the fundamental thing is to make history classes more enjoyable, stimulating the students to perceive themselves as an integral part of it, according to the cross-cutting themes such as Ethics, Cultural Plurality, Environment, Health and Sexual Orientation , in which the first three gather interesting references for ot with the theme of the proposal, where the school body becomes the guide and constructor of its history and its community. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2670 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLÁUCIAROSANADASILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 221,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.