Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2675
Título: As representações da escravidão nos anúncios do jornal o publicador maranhense no ano de 1842
Título(s) alternativo(s): The representations of slavery in the newspaper advertisements the Maranhão publisher in the year 1842
Autor(es): MORAIS, Vando Sergio de
Palavras-chave: Representações
Anúncios
Escravidão
Relações sociais e econômicas
Representations
Advertisements
Slavery
Social and economic relations
Data do documento: 19-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho pretende analisar os anúncios do Jornal o Publicador Maranhense no ano de 1842, onde iremos analisar as representações escravistas e as relações sociais exercidas entre senhores e escravos, dentro das 46 edições que são divididas 4 sessões a qual constam os anúncios oficiais e políticos e os de venda, compra, aluguel e fugas de escravos. O jornal segue um modelo padrão em suas edições, por isso iremos fazer uma busca minuciosa dos sinais por trás de cada anúncio ultrapassando os cunhos políticos e econômico entrando nas relações sociais através dos sinais intrínsecos em cada edição e sessão do referido ano, para melhor compreendemos como se seu deu essas relações sociais e como elas eram exercidas de forma a nos permitir entender e compreendendo como foram formadas as relações sociais existente. Tendo como base e fundamentação teórica a obra de Gilberto Freyre, O escravo nos anúncios de jornais brasileiros no século XIX.
Descrição: ABSTRACT This work intends to analyze the announcements of the Jornal Maranhense Publishing House in the year 1842, where we will analyze the slave representations and the social relations exercised between masters and slaves, within the 46 editions that are divided 4 sessions which include the official announcements and politicians, and the sale, purchase, rent, and slave escapes. The newspaper follows a standard model in its editions, so we will make a thorough search of the signs behind each ad overcoming the political and economic imprints entering the social relations through the intrinsic signs in each edition and session of that year, to better understand as if his gave these social relations and how they were exercised so as to enable us to understand and understand how the existing social relations were formed. Based on theoretical basis and the work of Gilberto Freyre, The slave in Brazilian newspaper ads in the nineteenth century.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2675
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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