Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Maria dos Milagres Trindade-
dc.date.accessioned2018-10-19T18:25:38Z-
dc.date.available2018-10-19T18:25:38Z-
dc.date.issued2017-09-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2682-
dc.descriptionABSTRACT This is a research about the presence of handicapped people in schools of São Pedro neighborhood. The research was made by in locus and bibliographer search by means of they were possible make a database of situation of people with special needs in São Pedro neighborhood. The research was made by visits to schools and by interview with teachers and dwellers those have physical and intellectual special needs. The research has with theoretical base studies that discuss the situation of handicapped people and studies the school inclusion, between them, studies as the study of Quixaba (2015), Mendes (2010), Sant´Ana (2005) and others, beyond the national and international laws the ensure the people with special needs access and permanence in formal education. The present study has the mean objective to understand the why handicapped people not be in class and if the schools have condition to receive these studies, specially, if it considering they structure and employee board. The result of this study shows that there is a lot of people with special needs and these people have the wish to participate to scholar ambient, but, because of structure and the unprepared of the teachers to live with handicapped people, these people fells excluded from the school. This unprepared of school to lead with people with special need reflect in handicapped people by the exclusion from the others social spaces, like job market and other social and economic spaces. With this study, it brings some questions about the professional qualification, the school physical structure and the people with special needs expectative, theses and others questions are discussed in this work.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é uma investigação sobre a presença de pessoas com deficiência nas escolas do bairro São Pedro. A pesquisa foi feita por meio de pesquisas de campo e bibliográficas com as quais foi possível fazer um levantamento da situação das pessoas deficientes no bairro São Pedro. A pesquisa constitui-se por meio de visitas às escolas e entrevistas com professores e moradores do bairro com deficiência física, mental e intelectual. A pesquisa teve como base teórica estudos que discutem a situação das pessoas com deficiência e estudos que discutem a inclusão escolar, dentre esses, os de Quixaba (2015), Mendes (2010) Sant´Ana (2005), Maria Teresa, Eglér Mantoan entre outros e as leis internacionais e nacionais que garantem o acesso e a permanência de pessoas com deficiência na educação formal. O presente trabalho tem por objetivo entender o porquê de as pessoas com deficiência não estarem em sala de aula e se as escolas têm condições para receber alunos com deficiência, tendo em vista sua estrutura e seu quadro de funcionários. Os resultados mostram que existem muitas pessoas com alguma deficiência têm desejo de participar do ambiente escolar, mas, devido à estrutura e os despreparos dos professores em lidar com pessoas com alguma deficiência, sentemse excluídas da escola. Esse despreparo da escola acaba por refletir no público de pessoas com alguma deficiência em forma de exclusão em outros espaços sociais, como o mercado de trabalho e outros espaços sociais e econômicos. Com as pesquisas, surgiram diversos questionamentos sobre a qualificação profissional, estrutura física das escolas e as expectativas das pessoas com deficiência, questões que são discutidas ao longo do trabalho.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiênciaspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclude Educationpt_BR
dc.subjectDeficiencypt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectAccess to schoolpt_BR
dc.titleInclusão dos estudantes deficientes físicos nas escolas do bairro São Pedro do município de Codó/MApt_BR
dc.title.alternativeInclusion of disabled students in São Pedro neighborhood of the municipality of Codó / MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadosMilagresTrindadeSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso324,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.