Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Ivanice da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-22T17:10:12Z-
dc.date.available2018-10-22T17:10:12Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2688-
dc.descriptionABSTRACT The present work aimed to meet and reflect the teaching practices of teachers of History in elementary school in the town of Codó/MA. Aiming to analyze such teaching practices used in the classroom, during the history, identify what methods can be adopted to promote the effectiveness of the teaching-learning process and detect obstacles faced by (the) teachers. Aimed to also observe the teacher (a)/aluno (a) and the degree of acceptance and motivation of the students about the content taught in the classroom.Thus, this research paper was developed with a study through readings and analysis of bibliographic material on the topic, some as: journals, dissertations, articles and books published, on the observation of teachers of this discipline in the classroom and field research to better analysis than this history teaching methodology in elementary public school inCodó. This study, which allowed understanding the analyses had challenges and importance of the role of the teacher of History in building the critical knowledge of the pupil of the elementary school and from there know how to contribute to this discussion could be applied in other spaces.pt_BR
dc.description.abstractA elaboração do presente trabalho objetivou conhecer e refletir as práticas pedagógicas dos professores de História numa escola de ensino fundamental na cidade de Codó/MA. Tendo como objetivo analisar tais práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, durante a disciplina história, identificar quais metodologias podem ser adotadas para promover a efetivação do processo ensino-aprendizagem e detectar os obstáculos enfrentados pelos (as) professores (as).Observou também observar a relação professor (a) /aluno (a) e o grau de aceitação e motivação dos (as) alunos (as) sobre os conteúdos ministrados dentro da sala de aula. Desta forma, este trabalho de pesquisa foi desenvolvido com um estudo feito através de leituras e análises de material bibliográfico sobre o tema, sendo alguns como: periódicos, dissertações, artigos e livros publicados, na observação de professores (as) desta disciplina em sala de aula e pesquisa de campo para melhor analise do que diz respeito a essa metodologia de ensino de História na escola pública de ensino fundamental em Codó. A análise deste trabalho permitiu compreender os desafios e importância da atuação do professor (a) de História na construção do conhecimento crítico do aluno (a) do ensino fundamental e a partir disso saber como contribuir para que essa discussão pudesse ser aplicada em outros espaços escolares.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas dos professores de história: um estudo com alunos, professores e gestores nas series do ensino fundamental maior da U.E.M. Desembargador José Sarney Costa, Codó/MApt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical practices of history teachers: a study with students, teachers and managers in the teaching series fundamental of the U.E.M. Judge José Sarney Costa, Codó / MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvaniceSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso380,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.