Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2724
Título: Textos de divulgação científica como ferramenta didática para o ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): Scientific dissemination texts as a teaching tool for teaching biology
Autor(es): PEREIRA, Guilherme Willisgnton Tavares
Palavras-chave: Textos de divulgação científica
Ensino e aprendizagem
Ensino de biologia
Scientific dissemination text
Teaching and learning
Teaching of biology
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A Divulgação Científica tem se desenvolvido de forma crescente, impulsionando a construção do conhecimento científico a diferentes públicos. Quando relacionada ao ensino de Biologia e, consequentemente, a necessidade de inserção das descobertas científicas para o ensino formal, torna-se necessário relacionar a Divulgação Científica como um recurso viável para o desenvolvimento cognitivo e para a construção de conceitos científicos no contexto educacional, como forma de contribuir as relações entre o cidadão e a sociedade. Neste trabalho buscou-se empregar Textos de Divulgação Científica (TDC), como uma ferramenta didática que auxilie o desenvolvimento e a qualidade do trabalho do professor de Biologia no ambiente de sala de aula. Para isso, foram analisados 192 textos contidos nas seções O Leitor Pergunta e Mundo de Ciência da Revista Ciência Hoje, compreendidos entre os anos de 2012 a 2016. Para a análise, foi utilizado o método de caracterização proposto nos trabalhos de Salém e Kawamura (1999) e Ribeiro e Kawamura (2005). Ademais, foi realizada a aplicação de um TDC de cada seção em uma tuma do 3º ano do ensino médio, como forma de analisar as contribuições que esses textos poderiam gerar para a apropriação de conteúdos específicos da disciplina Biologia. Questionários no formato Likert foram utilizados como ferramenta de verificação de aprendizagem e da metodologia proposta. Os resultados demonstram que houve uma aprovação, pela maioria dos alunos, da utilização dos TDC como recurso didático, o que possibilitou um maior entendimento dos conteúdos específicos abordados.
Descrição: ABSTRACT The Scientific Divulgação then, has been developing of increasing form, impelling the construction of the scientific knowledge to different publics. When related to the teaching of biology and, consequently, the need to insert scientific discoveries for formal education, it becomes necessary to relate scientific dissemination as a viable resource for the cognitive development and construction of scientific concepts in the educational context, as a way of contribute to the relations between the citizen and society. In this work, we attempted to use Scientific Dissemination Texts (TDC) as a didactic tool as a way of assisting the development and quality of the work of the Biology teacher in the classroom environment. In order to do so, we analyzed 192 texts contained in the sections O Leitor Pergunta and Mundo de Ciência of Ciência Hoje Magazine, between the years of 2012 to 2016. For the analysis, we used the characterization method proposed in the works of Salém and Kawamura (1999 ) and Ribeiro and Kawamura (2005). In addition, a TDC of each section was applied in a class of the 3rd year of high school, as a way of analyzing the contributions that these texts could generate for the appropriation of specific contents of the discipline Biology. Likert questionnaires were used as a tool for verifying learning and the proposed methodology. The results demonstrate that the majority of students approved the use of TDC as a didactic resource, which allowed a greater understanding of the specific contents addressed.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2724
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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