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http://hdl.handle.net/123456789/2737
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | FREIRE, Paula Natália Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T22:03:17Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T22:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2737 | - |
dc.description | ABSTRACT The Third Sector is known for being a non-state public sector which translates into a non-profit private initiative operation, aimed at the public interest. In this monograph, the Third Sector was analyzed in its most recent aspect of “Civil Society Organizations”, therefore aiming to study the edition of the Law no 13.019, of July 31st, 2014. Thus, this work seeks to assimilate the legal treatment which has been dispensed to such entities, especially the formalization of regimes in partnership with the State for the achievement of social purposes. First of all, a basis for the comprehension of the development of the Third Sector in the Brazilian society is established, especially since the 1990s with the proposal of State Reform led by the Federal Government. Finally, this work seeks to interpret the institute as the result of a political project and, based on the jurisprudence of the Federal Supreme Court, originated in the files of the ADI no 1923 – DF, determine the form of indirect operation of the State, and, hence, the guiding role of the civil society, in a way that it doesn’t lead to an offence to the Social Order instituted in the 1988 Constitution and, specifically, regarding the State duties of operation. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Terceiro Setor caracteriza-se por ser um setor público não-estatal, o que se traduz numa atuação de iniciativa privada, sem fins lucrativos, voltada ao interesse público. Neste trabalho o Terceiro Setor foi analisado em sua faceta mais recente de “Organizações da Sociedade Civil”, portanto, tendo como objeto de estudo a edição da Lei n.º 13.019, de 31 de julho de 2014. Buscou-se dessa forma assimilar o tratamento jurídico que tem sido dispensado a tais entidades, em especial na formalização de regimes de parceria com o Estado para a consecução de fins sociais. Primeiramente, constrói-se base para a compreensão do florescimento do Terceiro Setor na sociedade brasileira, em especial a partir da década de 1990 com a proposta de Reforma do Estado liderada pelo Governo Federal. Por último, busca-se interpretar o instituto como resultado de um projeto político e, com base na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, originada nos autos da ADI n.º 1.923 – DF, determinar a forma de atuação indireta do Estado e, consequentemente, de protagonismo da sociedade civil, que não implique em ofensa à Ordem Social, instituída na Constituição de 1988, especificamente no que compete aos deveres Estatais de atuação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Terceiro setor | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Estado | pt_BR |
dc.subject | Serviços públicos sociais | pt_BR |
dc.subject | Organizações da sociedade civil | pt_BR |
dc.subject | Third sector | pt_BR |
dc.subject | State reform | pt_BR |
dc.subject | Social public services | pt_BR |
dc.subject | Civil society organizations | pt_BR |
dc.title | O terceiro setor e a prestação de serviços sociais: uma análise constitucional do protagonismo da sociedade civil organizada nas atividades não-exclusivas do Estado | pt_BR |
dc.title.alternative | The third sector and the provision of social services: a constitutional role of organized civil society in non-exclusive activities of State | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PaulaNataliaMoreiraFreire.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 494,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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