Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2753
Título: Surrealismo e psicanálise: um ensaio sobre as fronteiras do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Surrealism and psychoanalysis: an essay on the frontiers of knowledge
Autor(es): SILVA, Maria Jucilene Marreiro da
Palavras-chave: Arte
Surrealismo
Psicanálise
Inconsciente
Sonhos
Art
Surrealism
Psychoanalysis
Unconscious
Dreams
Data do documento: 5-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O interesse em pesquisar sobre a temática Surrealismo e Psicanálise, ocorreu por um olhar intrínseco à arte. A busca por tentar compreender a Arte Surrealista. Visto que, o Surrealismo está presente na sociedade na arte contemporânea, ao passo que provocou uma ruptura e a falência de todas as formas de expressão tradicionais e mostrou que elas eram inadequadas à manifestação de uma revolta consciente do artista contra as condições materiais e morais impostas ao homem, esta arte só foi possível pelas pesquisas e conhecimentos apresentados pela Psicanálise. O trabalho se justifica, pois, consiste em: uma reflexão filosófica sociológica sobre o Surrealismo e a Psicanálise, constituindo uma reflexão na sociedade, e por isso, tem a relevância social. Portanto, os objetivos da presente pesquisa são: analisar o Surrealismo e a Psicanálise enquanto junção numa nova produção de arte na contemporaneidade, buscando Entender a relação Surrealismo e Psicanálise; Compreender o Surrealismo enquanto modelo Contemporâneo de Arte; e Analisar obras surrealistas: um Cão Andaluz e A Persistência da Memória, utilizado os conceitos essenciais do Surrealismo e da Psicanálise para a compreensão das obras. A Metodologia foi respaldada em pesquisa Teórico Bibliográfica. A Pesquisa possibilitou compreender que o movimento Surrealista não só modificou as formas de composição artística, mas também a forma como era visto o artista e o próprio homem, proporcionando uma liberdade do ser e do produzir arte. Dessa forma, proporcionou ao homem uma libertação e conhecimento sobre si mesmo, sobre seus sentimentos, pensamentos, sensações, desejos, vontades, viajando no seu íntimo, interior, desconhecido e então a fuga das opressões sociais. A pesquisa foi satisfatória, pois proporcionou a descoberta de objetos surrealistas ainda hoje utilizados nas artes contemporâneas que possibilitou conhecer a essência das obras surrealistas tão apreciadas (e ao mesmo tempo odiadas por alguns), mas que ganharam grande repercussão nacional e internacional. Esse movimento surrealista foi o responsável pela mudança de toda uma estrutura social de composição artística. Levando à decadência da arte tradicional e com ela seus inúmeros sistemas, valores, normas, preceitos, e criando novas formas de viver e criar.
Descrição: ABSTRACT The interest in research on the subject Surrealism and Psychoanalysis, took place through an intrinsic look at art. The quest to try to understand Surreal Art. Whereas, Surrealism is present in society in contemporary art, while it provoked a rupture and bankruptcy of all traditional forms of expression and showed that they were inadequate to the manifestation of a conscious revolt of the artist against the imposed material and moral conditions to man, this art was only possible through the research and knowledge presented by Psychoanalysis. The work is justified, therefore, consists of: a philosophical sociological reflection on Surrealism and Psychoanalysis, constituting a reflection in society, and therefore, has social relevance. Therefore, the objectives of this research are: Analyze Surrealism and Psychoanalysis as a junction in a new production of Contemporary Art, seeking to Understand the relation Surrealism and Psychoanalysis; Understand Surrealism as a contemporary model of Art; and Analyze surrealist works: an Andalusian Dog and Persistence of Memory, using the essential concepts of Surrealism and Psychoanalysis for the understanding of works. The Methodology was supported in Bibliographic Theoretical research. The research made it possible to understand that the Surrealist movement not only modified the forms of artistic composition, but also the way the artist and the man himself were seen, providing a freedom of being and producing art. In this way, he gave man a liberation and knowledge about himself, about his feelings, thoughts, sensations, desires, desires, traveling in his inner, inner, unknown and then escape from social oppression. The research was satisfactory, since it provided the discovery of surreal objects still used in the contemporary arts that allowed to know the essence of the surrealist works so much appreciated (and at the same time hated by some), but that gained great national and international repercussion. This surrealist movement was responsible for the change of a whole social structure of artistic composition. Taking to the decay of traditional art and with it its numerous systems, values, norms, precepts, and creating new ways of living and creating.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2753
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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