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http://hdl.handle.net/123456789/2754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CARDOSO, Idenilton Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T22:20:45Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T22:20:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2754 | - |
dc.description | ABSTRACT This work interprets the use of the educational platform Code Studio as a resource for the teaching and learning of computer science in Basic Education, from the analysis of the game Classic Labyrinth. This article initially brings elements about the introduction of computer science in Basic Education in Brazil, exploring the computational concepts present in the game Classic Labyrinth. The experience of using the game in an introductory programming course was offered to students of the Luzenir Matta Roma state school in Codó - MA. The learning objectives addressed in the course were: remember what is; understand how it works; and applicability in practice. This proposal was also used with the objective of analyzing students' perceptions regarding the computational concepts of programming logic, algorithm, variables, loop repetition and conditional structures addressed in the course. The results showed that the game Classic Labyrinth fulfills the objective to which it is proposed: to support the teaching of programming. Thus, the Code Studio platform, as a free and online tool, has presented itself as an ally in the process of expanding programming teaching, helping students to create new projects using their computer, tablet or cell phone. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho interpreta o uso da plataforma educacional Code Studio como recurso ao ensino e aprendizagem de ciência da computação na Educação Básica, a partir da análise do jogo Labirinto Clássico. Este artigo traz inicialmente elementos sobre a introdução da informática na Educação Básica no Brasil, explorando os conceitos computacionais presentes no jogo Labirinto Clássico. A experiência de uso do jogo em um curso de programação introdutória foi ofertada aos alunos da escola estadual Luzenir Matta Roma de Codó – MA. Os objetivos de aprendizagem abordados no curso foram: lembrar o que é; compreender como funciona; e a aplicabilidade na prática. Tal proposta também foi utilizada com o objetivo de análise das percepções dos alunos em relação aos conceitos computacionais de lógica de programação, algoritmo, variáveis, laço de repetição e estruturas condicionais abordados no curso. Os resultados mostraram que o jogo Labirinto Clássico atende ao objetivo ao qual se propõe: apoiar o ensino de programação. Assim a plataforma Code Studio como ferramenta gratuita e online, apresentou-se como uma aliada no processo de expansão do ensino de programação, contribuindo para que os estudantes tenham a oportunidade de criar novos projetos utilizando o computador, tablete ou celular. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Code Studio | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Code Studio | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Computing | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.title | A plataforma Code Studio e o jogo labirinto clássico: uma experiência de ensino de ciência da computação na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | The Code Studio platform and the classic maze game: a experience of teaching computer science in education basic | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IdeniltonCardoso.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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