Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Alan Johnny Salazar da-
dc.date.accessioned2018-11-26T22:18:11Z-
dc.date.available2018-11-26T22:18:11Z-
dc.date.issued2018-01-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2765-
dc.descriptionABSTRACT: In the last decades, education in Brazil has achieved progress in the creation of laws that have allowed the improvement of the quality of teaching applied in public schools, especially through the use of Information and Communication Technologies (ICT) in classrooms. the teacher as the key piece for effective teachinglearning. However, according to research, it is possible to observe that most Brazilian public schools do not yet have enough infrastructure to use ICT, nor do teachers go through skills that improve their knowledge effectively to pass them on to students. Those who use ICT, for the most part, have paid for their own training courses. Thus, it is considered that the school, teachers, managers and students should rethink a model in which teaching and learning that combines ICT can capture the attention of the student, leading him to awaken to a more successful academic and professional life.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A educação do Brasil obteve, nas ultimas décadas, um avanço a partir da criação de leis que permitiram a melhoria da qualidade do ensino aplicado nas escolas públicas, especialmente pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) dentro das salas de aula, tendo o professor como peça-chave para um efetivo ensino-aprendizagem. Entretanto, de acordo com pesquisas, é possível observar que a maioria das escolas públicas brasileiras ainda não possui infraestrutura suficiente para utilização das TICs, nem os professores passam por capacitações que aprimorem seus conhecimentos de forma efetiva a repassá-los aos alunos. Os que utilizam TICs, em sua maioria, pagaram com recurso próprio os cursos de aperfeiçoamento. Assim, considera-se que a escola, professores, gestores e alunos devem repensar um modelo em que o ensino-aprendizagem que alie às TICs possa prender a atenção do aluno, levando-o ao despertar para uma vida acadêmica e profissional mais bem sucedida.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectICTpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) nas escolas públicas do Brasil: a realidade enfrentada pelos educadores nas salas de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and communication communication (ICTs) in public Brazil: the reality faced by educators in the classroomspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlanJohnnySalazardaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso178,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.