Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2773
Título: Um curso de introdução à informática para os colaboradores terceirizados da UFMA Campus de Codó
Título(s) alternativo(s): An introduction course to computer science for outsourced employees of the UFMA Campus of Codó
Autor(es): ALMEIDA, Irene da SIlva
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural
Ensino- aprendizagem
Educação escolar
Inclusão digital
Historical-cultural theory
Teaching-learning
Basic education
Digital inclusion
Data do documento: 26-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a criação de um curso de introdução á computação para os colaboradores terceirizados da UFMA campus de Codó, a motivação da pesquisa vem de encontro com a formação acadêmica em licenciatura em informática, na qual partiu o interesse de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Essa pesquisa foi destinada aos colaboradores por ser a classe trabalhadora oportunidades oferecidas pela Universidade, ou seja, por acharem que eles não tenham condições da fazer um curso de capacitação. O trabalho veio contribuir para aprimorar os funcionários no seu ambiente de trabalho, capacitando-os a fazer uso do computador em suas vidas profissionais, e no seu dia a dia, pois foi constatado por meio de uma pesquisa que os funcionários não dominavam os conceitos básicos de informática, e muitas vezes eles precisam desses conhecimentos no seu ambiente de trabalho. Para atingir esse objetivo a pesquisa foi feita em duas partes, primeiro por meio de um estudo bibliográfico, lançamos mão da teoria histórico-cultural de Vigostsky para fazer o aposte teórico da fundamentação, que trás os conceitos de formação do indivíduo ensino- aprendizagem-desenvolvimento e educação escolar, também enfatiza o ensino de informática na educação de jovens e adultos, exclusão e inclusão digital. O segundo momento desse trabalho foi através de uma pesquisa de campo realizada na UFMA- campus de Codó com os funcionários terceirizados e na oportunidade foi apresentado a proposta do curso. Ao longo desse trabalho podemos perceber que o curso foi muito positivo, pois os alunos conseguiram aprender os conteúdos básicos de computação.
Descrição: ABSTRACT The subject of this work is to analise the create of a course of introduction to computing for outsourced employees of the UFMA campus of Codó, the motivations of the research comes in conjunction with the undergraduate degree in computer science, in which part of the interest in applying the knowledge acquired over of course. This research was intended for employees because it is a working class, without opportunity offered for the university. The computer in their professional lives, and in their day, and was found through a survey with employees, has not been dominated by computer basics, and is often not a working environment. The aim of a research was carried out in two parts, first through a bibliographical study, Vigostsky's historical-cultural workforce launches to make the apostrophe foundation, high school development, school development and education, also emphasizes teaching of information technology in youth and adult education, digital inclusion and inclusion. The second moment of the work was through a field survey conducted at UFMA-Codó campus with all outsourced employees and in the opportunity of presenting a course proposal. Throughout this work, we realized that the course was very positive, so students were able to learn the basic contents of computing.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2773
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IrenedaSilvaAlmeida.pdfTrabalho de Conclusão de Curso709,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.