Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2794
Título: | O idoso e a internet: o caso do curso de inclusão da melhor idade. |
Título(s) alternativo(s): | The elderly and the internet: the case of the inclusion of the best age. |
Autor(es): | SILVA, Valéria Bastos da |
Palavras-chave: | Idosos e a internet Acessibilidade da Informação Usabilidade da Informação Idosos e a internet Acessibilidade da Informação Usabilidade da Informação Elderly and the Internet Accessibility of Information Usability of Information |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Segundo a lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, Art. 1º, é considerado idoso, no Brasil, a pessoa com idade igual ou maior há 60 anos e segundo o IBGE, eles são quase 15 milhões de brasileiros que vivem, em sua grande maioria, nos grandes centros. Esse contingente está imerso no contexto da sociedade da informação, onde a Internet e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) oferecem uma gama de ferramentas e serviços que trazem uma série de comodidades para esse público. Nesse contexto esse trabalho tem como objetivo geral, entender a interação do idoso com a internet e, de forma específica este estudo pretende mostrar o comportamento informacional do idoso na internet, alguns fatores complicadores desta interação, culminando em observações acerca da internet como um fator inclusivo para estes usuários. Para desenvolvimento da metodologia foi criado o curso de inclusão digital da melhor idade, vinculado a União de Moradores da Vila Collier-Pedrinhas, na região da zona rural de São Luís-MA. Esse curso proporcionou que a relação com as TIC’s por diversos idosos fosse observada quatro meses. Como resultado foi possível entender fatores interpessoais, sociais e culturais que provocam dificuldades na Acessibilidade e Usabilidade, no uso de equipamentos, ferramentas e sistemas de informação. Tais resultados podem servir como base para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de práticas e sistemas que podem melhorar a inclusão digital de usuários idosos. |
Descrição: | ABSTRACT According to Law No. 10741 of October 1, 2003, Article 1º is considered elderly in Brazil, the person or older for 60 years and according to the IBGE, they are almost 15 million Brazilians who live in their majority in the large centers. This quota is immersed in the context of the information society, where the Internet and Information and Communication Technologies (ICTs) offer a range of tools and services that bring a wealth of facilities for the public. In this context this work aims to generally understand the interaction of the elderly with the internet and specifically this study aims to show the information behavior of the elderly on the Internet, some complicating factors in this interaction, culminating in comments on the internet as a factor inclusive for these users. For the development of the methodology was created the course of digital inclusion of the best age, linked to the Union of Residents of Vila Collier-Pedrinhas, in the region of rural São Luís-MA.This course provided that the relationship with ICTs by many elderly was observed four months. As a result it was possible to understand interpersonal factors, social and cultural factors that cause difficulties in accessibility and usability, the use of equipment, tools and information systems. These results may serve as the basis for the improvement and development of practices and systems that can improve digital inclusion of older users. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2794 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ValériaSilva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 604,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.