Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Erikson Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T14:15:12Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T14:15:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2799 | - |
dc.description | ABSTRACT Study about the school library and its performance in the school Professor Ignácio Rangel. It emphasizes the reading applicability, as a vector added to the performance of the school library in the formation of new readers. We discuss reading conceptions and their impacts on the reading subject, highlighting the role of the librarian as mediator of reading practices. The work also highlights the need to use reading activities as tools to help in literacy and the development of reading habits in the school environment. The role of the school library and the librarian's strategies for the cognitive and social development of its users is evidenced, making an inroads into theorists who study this theme. As a methodology, we used, in this research, technical procedures based on bibliographic, documentary and field research. Field research was conducted in the library of the Professor Ignácio Rangel School, through semi-structured interviews. Reading projects are proposed to the library under study as tools to promote reading, these being: Lido Theater and Itinerant Library. It is concluded that the school library, in consonance with reading projects, contributes to the development of the motor skills of its users, also inciting the need for the librarian to perform in this space. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo sobre a biblioteca escolar e sua atuação na escola Professor Ignácio Rangel. Destaca-se as aplicabilidades de leitura, como vetor agregado à atuação da biblioteca escolar na formação de novos leitores. Discorre-se sobre concepções de leitura e seus impactos no sujeito leitor, evidenciando o papel do bibliotecário como mediador das práticas de leitura. O trabalho ressalta ainda da necessidade de utilização das atividades de leitura como ferramentas auxiliadoras na alfabetização e no desenvolvimento de hábitos de leitura no ambiente escolar. Evidencia-se o papel da biblioteca escolar e as estratégias de atuação do bibliotecário em prol do desenvolvimento cognitivo e social dos seus usuários, fazendo uma incursão em teóricos que estudam tal temática. Como metodologia, utilizou-se, nesta pesquisa, procedimentos técnicos pautados em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada na biblioteca da Escola Professor Ignácio Rangel, por meio de entrevistas semiestruturadas. Propõem-se projetos de leitura à biblioteca em estudo como instrumentos de fomento à leitura, sendo estes: Teatro Lido e Biblioteca Itinerante. Conclui-se que a biblioteca escolar, em consonância com projetos de leitura, contribui no desenvolvimento das habilidades motoras de seus usuários, incitando, ainda, a necessidade de atuação do bibliotecário nesse espaço. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Projetos de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Ignácio Rangel | pt_BR |
dc.subject | School Library | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading Projects | pt_BR |
dc.subject | Ignacio Rangel Library | pt_BR |
dc.title | A leitura no espaço escolar: O caso da biblioteca Professor Ignácio Rangel | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading in the school space: The case of the Professor Ignácio Rangel library | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EriksonSilva.pdf | 841,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.