Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDURANS, Marília Alves-
dc.date.accessioned2018-12-05T14:20:26Z-
dc.date.available2018-12-05T14:20:26Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2801-
dc.descriptionABSTRACT Work on ethnic-racial relations in the school library. It presents some concepts and history about school library, the role of the librarian as mediator of information, addresses the implementation Law nº 12.244 / 10 of the Universalization of the School Library. It deals with the education of ethnic-racial relations, history and the emergence of this debate. The Law 10.639 / 03, context and purpose in Brazilian society is highlighted. The objective of this work is to analyze the function of the school library and its contribution to the strengthening of education through ethnicracial relations and support for law enforcement 10.639 / 03, the locus of the research was the library of the Integrated Center of Rio Anil- Cintra. For that, a research of qualitative, quantitative and descriptive character was developed, we adopted as techniques for data collection the application of questionnaires, interviews and participant observation. We seek to make a survey of the collection related to the theme, in addition to reflecting the practices of librarians with the treatment of the law. We conclude that there is a certain distance from the library regarding law enforcement, in order to contribute to fostering knowledge and respect for ethnic-racial diversitypt_BR
dc.description.abstractTrabalho sobre as relações étnico-raciais na biblioteca escolar. Apresenta alguns conceitos e histórico sobre biblioteca escolar, o papel do bibliotecário como mediador de informação, aborda a implantação Lei nº 12.244/2010 da Universalização da Biblioteca Escolar. Trata da Educação das relações étnicoraciais, história e surgimento deste debate. Ressalta a lei 10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, contexto e finalidade na sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho é analisar a função da biblioteca escolar e sua contribuição para o fortalecimento da educação por meio das relações étnico-raciais e suporte para aplicação da lei 10.639/2003, o lócus da pesquisa foi a biblioteca do Centro Integrado do Rio Anil-Cintra. Para tanto, foi desenvolvida um pesquisa de caráter qualitativo, quantitativo e descritivo, adota como técnicas para a coleta de dados a aplicação de entrevistas e observação participante. Busca fazer um levantamento do acervo relativo à temática, além de refletir as práticas das bibliotecárias com o trato sobre a lei. Concluí que há certo distanciamento da biblioteca quanto a aplicação da lei, visando contribuir para propiciar o conhecimento e o respeito à diversidade étnico-racial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subjectRelações Étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectBiblioteca do Cintrapt_BR
dc.subjectSchool Librarypt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectLaw 10.639 / 03pt_BR
dc.titleA biblioteca escolar como espaço para promoção da educação das relações étnico-raciais: análise da implementação da lei 10.639/2003pt_BR
dc.title.alternativeThe school library as a space for the promotion of education of ethnic-racial relations: analysis of the implementation of the law 10.639 / 2003pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaríliaDurans.pdfTrabalho de Conclusão de Curso399,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.