Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2809
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dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Feitosa Bento de-
dc.date.accessioned2018-12-05T17:05:53Z-
dc.date.available2018-12-05T17:05:53Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2809-
dc.descriptionABSTRACT Study of elements of popular culture in the formation of the librarian. This is an exploratory research of a descriptive nature that aims to analyze the symbolic and informational potential of bumba my ox as a necessary unit of the librarian training process at the Federal University of Maranhão (UFMA). As well, to characterize the way of knowing and making of the bumba my ox and its symbolic aspects in the State of Maranhão; identify the elements of my bumba boi that can be worked in the disciplines of the Library Course of UFMA and highlight their implications for the praxis librarian. The studies of Laplantine (2003), Foucault (2005), Hall (2011), Domingues (2011), Cardoso (2016) and documentary research, through consultation of reports and dossiers of the IPHAN. It addresses the cultural diversity existing in Brazil and Maranhão, highlighting the erudite culture socially conceived as that based on a more elaborate production, academic and educational, that requires of its authors more rigor in the elaboration and is consumed essentially by the cultural elite and economic development of a minority of society, as well as popular culture, socially understood as the result of a less elaborate production resulting from interaction and common experiential memories from the lower strata of society which remains subjugated. My ox is bumba as the main element of local popular culture, its history, symbolism and sociocultural aspects. These are the necessary approximations between elements of this cultural manifestation and the formation of the librarian, punctuating about the skills and performance of this professional. As a result, the disciplines that compose the curricular structure of the Course in its menus do not point to this subject, notably the Anthropology discipline, which demonstrates, for this reason, that the teaching of Library Science at UFMA does not yet contemplate an approach on the theme of popular culture that will provide a more adequate training for the librarian in this multicultural environment.pt_BR
dc.description.abstractEstudo sobre elementos da cultura popular na formação do bibliotecário. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza descritiva que tem como objetivo analisar o potencial simbólico e informacional do bumba meu boi enquanto unidade de sentido necessária ao processo de formação do bibliotecário na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Como também, caracterizar o modo de saber e fazer do bumba meu boi e seus aspectos simbólicos no Estado do Maranhão; identificar os elementos do bumba meu boi que podem ser trabalhado nas disciplinas do Curso de Biblioteconomia da UFMA e, destacar as suas implicações para a práxis bibliotecária. Adota-se como base para a revisão de literatura os estudos de Laplantine (2003), Foucault (2005), Hall (2011), Domingues (2011), Cardoso (2016) e pesquisa documental, por meio de consulta a relatórios e dossiês do IPHAN. Aborda-se a diversidade cultural existente no Brasil e no Maranhão, destacando a cultura erudita socialmente concebida como aquela pautada em uma produção mais elaborada, de cunho acadêmico e educacional, que exige de seus autores mais rigor na elaboração e é consumida essencialmente pela elite cultural e econômica de uma minoria da sociedade, bem como, a cultura popular, socialmente compreendida como resultado de uma produção menos elaborada, resultante da interação e das memórias experienciais comuns, oriunda das camadas mais baixas da sociedade, que permanece subjugada. Discorre-se sobre o bumba meu boi como principal elemento da cultura popular local, seu histórico, simbolismo e aspectos socioculturais. Trata-se das aproximações necessárias entre elementos dessa manifestação cultural e a formação do bibliotecário, pontuando sobre habilidades e atuação deste profissional. Apresenta-se como resultado que as disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso, em suas ementas, não pontuam essa temática, notadamente a disciplina Antropologia, o que demonstra, por este aspecto, que o ensino de Biblioteconomia na UFMA não contempla ainda uma abordagem sobre a temática cultura popular que consubstancie uma formação mais adequada ao bibliotecário neste ambiente multicultural.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectBumba meu boipt_BR
dc.subjectCultura popular e currículopt_BR
dc.subjectCultura popular e eruditapt_BR
dc.subjectCurrículo e formação do bibliotecáriopt_BR
dc.subjectBumba my oxpt_BR
dc.subjectPopular culture and curriculumpt_BR
dc.subjectPopular and erudite culturept_BR
dc.subjectCurriculum and training of the librarianpt_BR
dc.titleElementos da cultura popular maranhense na formação do bibliotecário: o simbolismo do bumba meu boipt_BR
dc.title.alternativeElements of Maranhão popular culture in the formation of the librarian: the symbolism of bumba my oxpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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