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Título: A cultura material na história do Lyceu Maranhense por meio D’o Publicador Official e Publicador Maranhense (1838 - 1885)
Título(s) alternativo(s): The material culture in the history of Lyceu Maranhense through D'o Official Publisher and Publisher Maranhense (1838 - 1885)
Autor(es): SOUZA, Mateus de Araújo
Palavras-chave: Liceu maranhense
Cultura material escolar
Imprensa periódica
História cultural
Processo indexatório
Liceu Maranhense
Liceu Maranhense
School material culture
Periodical press
Cultural history
Indexing process
Data do documento: 9-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Analisa a cultura material escolar no Lyceu Maranhense por meio das notícias veiculadas nos jornais O Publicador Official (1831-1841) e o Publicado Maranhense (1842-1885) no período de 1835 a 1885. Surgiu de duas investigações realizadas pelo Núcleo de Estudos Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL): Cultura Material Escolar: a escola e seus artefatos (1840 - 1930) e O Liceu como Instituição Escolar de Formação do Pensamento Intelectual e Cultural do Maranhão no Período Imperial (1838 - 1889). Objetiva analisar os discursos sobre os processos de produção, indicação, aprovação, distribuição e uso dos objetos escolares que contribuíram com a história e a dinâmica desta instituição formadora de intelectuais maranhenses no oitocentos. Identifica e indexa os discursos referentes à cultura material escolar no Lyceu Maranhense segundo a sua natureza, nível de permanências e ausências dos registros nos jornais e propomos uma categorização dos objetos e espaço físico da referida instituição. A pesquisa é de cunho documental realizada junto a esses periódicos da imprensa maranhense que foram selecionados no “Catálogo de jornais maranhenses da Biblioteca Pública Benedito Leite: 1821- 2007. Utiliza como fundamentação teórico-metodológica a História Cultural em seus três elementos indissociáveis e as técnicas da Biblioteconomia de indexação para a análise de assunto para o trato com as fontes cujas categorias foram “Prédio escolar”, “Materiais visuais, sonoros e táteis” e “Livros e Revistas escolares” dos quais recuperamos termos como “reformas”, “acomodações”, “instalação”, “obras”, “armários para chapéus”, “Porta-modelos, banquinho e taboa”, “jogo de globos”, “fornecimento de objetos” e “mobília” além de identificarmos uma série de livros e compêndio utilizados na instrução pública. Conclui que a materialidade escolar do Lyceu Maranhense se dava através de várias dimensões influenciando a instrução pública da Província seja por meio da aprovação ou rejeição dos objetos submetidos a Congregação do Lyceu, seja pela venda de objetos ao estabelecimento ou pela compra de prédios que servissem ao funcionamento desta escola, ou ainda na influência exercida pelos professores da instituição enquanto divulgadores desta materialidade que pode ser aprendida nos jornais.
Descrição: ABSTRACT It analyzes the school material culture in the Lyceu Maranhense through the news published in the newspapers O Publicador Official (1831-1841) and the published Maranhense (1842-1885) in the period from 1835 to 1885. It arose from two investigations carried out by the Núcleo de Estudos Documentação em History of Education and Practical Readers (NEDHEL): Culture School Material: the school and its artifacts (1840 - 1930) and The Liceu as a School Institution for the Formation of Intellectual and Cultural Thought of Maranhão in the Imperial Period (1838 - 1889). It aims to analyze the discourses about the processes of production, indication, approval, distribution and use of school objects that contributed to the history and dynamics of this institution that formed the Maranhão intellectuals in the 19th century. It identifies and indexes the discourses related to the school material culture in the Lyceu Maranhense according to its nature, level of permanence and absence of the records in the newspapers and propose a categorization of the objects and physical space of said institution. The research is documented with those newspapers of the Maranhão press that were selected in the "Catalog of Maranhão newspapers of the Benedito Leite Public Library: 1821-2007. It uses as a theoretical-methodological foundation the Cultural History in its three inseparable elements and the techniques of Indexing Librarianship for the analysis of subject for the treatment with the sources whose categories were "School building", "Visual materials, sonorous and tactile" and " Books and School Magazines "from which we retrieve terms such as" renovations "," accommodations "," installation "," works "," hat cabinets "," Model holders, stools and taboos "," of objects "and" furniture "besides identifying a series of books and compendium used in the public instruction. It concludes that the school material of the Lyceu Maranhense occurred through various dimensions influencing the public education of the Province either through the approval or rejection of the objects submitted to the Congregation of the Lyceu, either by the sale of objects to the establishment or by the purchase of buildings that served the functioning of this school, or even the influence exerted by the teachers of the institution as disseminators of this materiality that can be learned in the newspapers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2818
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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