Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2820
Título: O computador na educação infantil: um olhar sobre a utilização do computador como um recurso pedagógico nas escolas do município de Codó - MA
Título(s) alternativo(s): The computer in early childhood education: a look at the use of the computer as a pedagogical resource in the schools in the municipality of Codó - MA
Autor(es): CUNHA, Eline Oliveira
Palavras-chave: Educação infantil
O computador na escola
Informática na educação
Early childhood education
The computer in the school
Computer science in education
Data do documento: 10-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso do computador no processo de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Assim, faz-se uma abordagem sobre o computador e sua utilidade como ferramenta didático-pedagógica na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento cognitivo e raciocínio lógico da criança. Para tanto, em um primeiro momento, foram realizados estudos teóricos sobre a educação infantil, a informática educativa e o uso dos computadores pelos alunos e professores. Posteriormente, foram realizadas entrevistas, com professores da Educação Infantil de 06 escolas no município de Codó, sendo 03 públicas e 03 privadas. A investigação adotou abordagens qualitativas e quantitativas e suas conclusões indicam ausência no uso do computador na educação infantil das escolas pesquisadas.
Descrição: ABSTRACT This work aims to analyze the contributions of computer teaching in the teaching and learning process of children in Early Childhood Education. Thus, it is made an approach on the computer and its usefulness as a didactic-pedagogical tool in Early Childhood Education and its importance for the cognitive development and logical reasoning of the child. For that, in the first moment, theoretical studies were carried out on the education of children, educational computing and the use of computers by students and teachers. Subsequently, interviews were carried out with teachers of Early Childhood Education of 06 schools in the municipality of Codó, being 03 public and 03 private. The research adopted qualitative and quantitative approaches and their conclusions indicate absence in the use of the computer in the children's education of the schools studied.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2820
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElineCunha.pdfTrabalho de Conclusão de Curso197,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.