Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2822
Título: O projeto um computador por aluno na Escola Estadual Lucia Bayma em Codó-MA
Título(s) alternativo(s): The project one computer per student at the Lucia State School Bayma in Codó-MA
Autor(es): AGUIAR, Edilma Silva
Palavras-chave: Informática
Aprendizagem
Projeto UCA
Computer science
Learning
UCA Project
Data do documento: 20-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso das tecnologias como auxílio no processo de ensino-aprendizagem, dando enfoque ao Projeto UCA, no C.E.J.A Lúcia Bayma, em Codó-MA. Aborda-se o papel do professor e o uso da informática como recurso didático-pedagógico para dinamizar o processo de ensinoaprendizagem. Destaca-se ainda o Projeto UCA, sua origem, sua implantação no Brasil e no Maranhão.Este trabalho é de abordagem reflexiva, bibliográfica e de campo. Reflexiva, pois fez-se uma reflexão acerca do uso da tecnologia como auxilio no processo de ensino-aprendizagem através do Projeto UCA. Bibliográfica, pois foi realizada uma prévia seleção de bibliografias de autores que abordam a temática, e de campo, porque se fez necessária a aplicação de questionário com os professores e alunos na escola pesquisada, acerca do referido projeto, pois o objeto investigado é algo concreto que se manifesta no ambiente escolar e que necessita de uma pesquisa in loco.
Descrição: ABSTRACT The present work aims to analyze the use of technologies as an aid in the teachinglearning process, focusing on the UCA Project in C.E.J.A Lúcia Bayma, in Codó-MA. It addresses the role of the teacher and the use of information technology as a didactic-pedagogical resource to stimulate the teaching-learning process. Also worthy of note is the UCA Project, its origin, its implementation in Brazil and Maranhão. This work is of reflexive, bibliographical and field approach. Reflective, because a reflection was made on the use of technology as an aid in the teachinglearning process through the UCA Project. Bibliographical, since a previous selection of bibliographies of authors that approached the subject and of the field was done because it was necessary to apply a questionnaire with the teachers and students in the researched school, about the mentioned project, since the investigated object is something concrete that is And needs an on-the-spot survey.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2822
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILMAGUIAR.pdfTrabalho de Conclusão de Curso760,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.