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http://hdl.handle.net/123456789/2828
Título: | Educação inclusiva e tecnologias educacionais |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive Education & Educational Technologies |
Autor(es): | SOUSA JÚNIOR, Edvaldo Alves de COSTA, Cristiane Dias Martins da |
Palavras-chave: | Educação especial Tecnologias Inclusão Special education Technologies Inclusion |
Data do documento: | 15-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Busca-se neste trabalho fomentar nos leitores uma reflexão sobre a Educação Inclusiva e as tecnologias educacionais voltadas para o atendimento ao aluno com deficiência. A importância da tecnologia na área da educação vem sendo bastante discutida, uma vez que, ao se falar em Educação Inclusiva, estas tecnologias se apresentam como instrumentos que possibilitam assegurar o acesso das pessoas ao aprendizado, o que é direito de todo cidadão. Associar as tecnologias ao processo de desenvolvimento dessa modalidade de educação é uma forma de garantir o acesso ao conhecimento, dando ao indivíduo uma chance de mostrar seu potencial como qualquer cidadão perante a sociedade. Orienta-se pelo método interpretativo de pesquisa bibliográfica a fim de se obter análise do atual contexto social vivenciado por alunos com deficiências no ambiente de sala de aula, bem como da pesquisa de campo ao entrevistar a gestora da Associação Pestalozzi de Codó. A pesquisa se apoia nos autores como Franco Cambi (1999), Santarosa, Vieira e Basso (2012) e outros. Através do trabalho realizado observou-se que apesar das divergências entre os pensamentos e das garantias constitucionais, o desenvolvimento de pesquisas acerca de alternativas tecnológicas e o interesse e conscientização de alguns profissionais pelo aprimoramento do acesso à educação inclusiva vêm se mostrado de real valor no contexto do aluno com deficiência, contexto esse que ainda se apresenta carecendo de melhores estruturas para o atendimento ao público citado e capacitação de profissionais. |
Descrição: | ABSTRACT This work seeks to encourage in the readers a reflection on Inclusive Education and the educational technologies aimed at attending the student with a disability. The importance of technology in the area of education has been much discussed, since when speaking about Inclusive Education, these technologies are presented as tools that make it possible to ensure people's access to learning, which is the right of every citizen. Linking technologies to the development process of this type of education is a way of guaranteeing access to knowledge, giving the individual a chance to show his potential as any citizen before society. It is guided by the interpretative method of bibliographic research in order to obtain an analysis of the current social context experienced by students with different disabilities in the classroom environment, as well as the field research when interviewing the Pestalozzi Association of Codó. The research is supported by authors such as Pestalozzi, Franco Cambi (1999), Santarosa, Vieira and Basso (2012) and others. Through the work carried out, it was observed that despite the differences between thoughts and constitutional guarantees, the development of research on technological alternatives and the interest and awareness of some professionals for the improvement of access to inclusive education have been shown to be of real value in the context Of the students with disabilities, a context that still presents lacking better structures for the attendance to the cited public and professional qualification. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2828 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó |
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EdvaldoAlvesdeSousaJúnior.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 132,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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