Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/2831
Título: | O pensamento computacional na escola: utilização de placas de baixo custo para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Computational thinking in school: use of low costs to support the teaching and learning process |
Autor(es): | CASTRO NETA, Maria de Nazare Gomes de |
Palavras-chave: | Pensamento computacional Kit pedagógico arduíno Ensino da computação Computational thought Kit pedagógico arduíno Teaching of the computation |
Data do documento: | 9-Ago-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa se propõe em analisar o uso de placas de baixo custo como recurso pedagógico ao ensino computacional, apresenta o conceito teórico e incentiva o aprendizado sobre o Pensamento Computacional na escola, propondo a utilização de uma ferramenta de custo acessível. Para tanto foi ofertado um curso aos discentes de Licenciatura em Informática da UFMA – Campus de Codó, que contou com a utilização do KIT pedagógico Arduíno que objetiva demonstrar como as tecnologias de arquitetura aberta podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Como atividades do curso foram propostos a criação de dois projetos, PISCA LED (Apêndice 4) e SINAL DE TRANSITO (Apêndice 5), desenvolvidos utilizando como principal ferramenta o microcontrolador Arduíno e seus componentes. Para análise da percepção dos discentes em relação ao curso utilizou-se um questionário elaborado de acordo com o curso ministrado e as atividades acima citadas. Até o momento, os resultados mostram que a utilização do KIT pedagógico Arduíno contribui com a aprendizagem, uma vez que oferece um ambiente onde os discentes têm a oportunidade de criar novos projetos utilizando o microcontrolador e consequentemente desenvolvendo a criatividade aliada com uma atividade prática. |
Descrição: | ABSTRACT The present inquiry is proposed inanalysing the use of plates of low cost aspedagogic re source to thecomputational teaching, present thetheoretical concept and it stimulates the apprenticeship on the ComputationalThought in the school, proposing theuse of a tool o f accessible cost. For somuch a course was offered to theDegree course pupils in Compu terscience of the UFMA – Campus of Codó, what disposed of the use of thepedagogic K IT Arduíno that it aims todemonstrate like the technologies ofopen architecture they can contributefor the process of teaching andapprenticeship. Activities of the coursewere pr oposed the creation of twoprojects, PARTICLE LED and TRAFFICSIGNAL, develope d using like main toolthe microcontrolador Arduíno and hiscomponent ones. For analysi s of theperception of the pupils regarding thecourse there was used a questionnaireprepa red in accordance with theadministered course and the activitiesabove quoted. Up to the moment, theresults show that the use of thepedagogic KIT Arduíno contributes withthe apprenticeship, as soon as it offersan environment where the pupils havethe opportunity for creating newprojects using the microcontrolador andconsequently developing the cre ativityallied with a practical activity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2831 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariadeNazareGomesdeCastroNeta.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.