Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2835
Título: O processo avaliativo no ensino de Ciências: uma visão dos professores dos anos finais do ensino fundamental da cidade de Codó/MA
Título(s) alternativo(s): The evaluation process in science teaching: a vision of teachers of the final years of elementary school in the city of Codó / MA
Autor(es): SILVA, Silvia Cristina Rodrigues da
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino de Ciências
Professores
Assessment of learning
Science Teaching
Teachers
Data do documento: 13-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A avaliação é uma atividade constante no processo de ensino aprendizagem, que precisa de critérios e objetivos, é uma proposta que deve ter momentos de reflexões sobre a prática pedagógica. No entanto, o método de avaliação com características baseada no modelo tradicional encontra-se ainda presente na atualidade. Neste sentido, a pesquisa teve por objetivo conhecer as concepções dos professores sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências, dos Anos Finais do Ensino Fundamental da cidade de Codó/MA. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, na qual foi adotada como aporte teórico os estudos realizados por Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Celso Vasconcelos, dentre outros. O público-alvo foi uma amostra de 10 professores de Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano, que lecionam na rede pública municipal de ensino. Como instrumento de coleta de dado foram utilizados questionário semiestruturados contento 10 questões. Os resultados apontam para a existência de concepções equivocadas acerca da ação avaliativa. Percebe-se assim que a concepção e a forma de avaliar no ensino de Ciências ainda precisa ser discutida e estudada com maior cuidado, a fim de melhorar a prática da avaliação por parte dos professores.
Descrição: ABSTRACT The evaluation is a constant activity in the process of teaching learning, which needs criteria and objectives, is a proposal that should have moments of reflection on pedagogical practice. However, the evaluation method with characteristics based on the traditional model is still present in the present time. In this sense, the research had as objective to know the conceptions of the teachers about the evaluation in the process of teaching and learning in the discipline of Sciences, of the Final Years of the Elementary School of the city of Codó / MA. It is a field research, of a qualitative nature, in which the studies carried out by Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Celso Vasconcelos, among others, were adopted as a theoretical contribution. The target audience was a sample of 10 elementary school science teachers from the 6th to the 9th grade who teach in the municipal public school system. As a data collection instrument, semi-structured questionnaires containing 10 questions were used. The results point to the existence of misconceptions about evaluative action. It is thus perceived that the conception and the way of evaluating in science teaching still needs to be discussed and studied with greater care, in order to improve the practice of evaluation by teachers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2835
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilviaCristinadaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso519,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.