Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPAVÃO, Aline de Sousa-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:12:44Z-
dc.date.available2018-12-18T18:12:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2837-
dc.descriptionABSTRACT Science teaching videos have been widely used as a didactic tool by teachers in the area because of their visual impact facilities and free availability on the internet. The present research had as objective to evaluate initially experiments related to science teaching described in the textbooks applied in the public state teaching network of the City of Codó - MA and later survey of videos on the Internet that approached these experiments. The videos were downloaded from the YouTube and Ponto Ciência portals and analyzed according to the criteria of Gomes (2008), where four categories were evaluated: content, technical aspects, pedagogical proposal and target audience. It was observed that most of the videos present some flaw in more than one analyzed category, having colloquial language, being considered videos with character of scientific diffusion and little didactic character. From this perspective, the construction of a video of scientific dissemination was done based on the theme "garbage", based on the recycling of paper.pt_BR
dc.description.abstractVídeos de ensino de ciências têm sido bastante utilizados como ferramenta didática pelos professores da área devido a suas facilidades de impacto visual e disponibilidade livre na internet. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar inicialmente experimentos relativos ao ensino de ciências descrito nos livros didáticos aplicados na rede estadual pública de ensino da Cidade de Codó - MA e posterior levantamento de vídeos na internet que abordassem esses experimentos. Os vídeos foram baixados dos portais YouTube e Ponto Ciência e analisados segundo os critérios de Gomes (2008), onde foram avaliadas quatro categorias, sendo: conteúdo, aspectos técnicos, proposta pedagógica e público alvo. Observou-se que a maioria dos vídeos apresenta alguma falha em mais de uma categoria analisada, tendo linguagem coloquial, sendo considerados vídeos com caráter de divulgação científica e pouco caráter didático. A partir desta perspectiva efetuou-se a construção de um vídeo de divulgação científica a partir da temática “lixo”, baseado na reciclagem de papel.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectVídeo didáticopt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectDidactic videopt_BR
dc.titleAnálise e construção de vídeos sobre experimentação para o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeAnálise e construção de vídeos sobre experimentação para o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Pavão.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.