Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2838
Título: Levantamento de plantas tóxicas em escolas municipais de Codó-Ma
Título(s) alternativo(s): Survey of toxic plants in schools municipalities of Codó-Ma
Autor(es): SILVA, Edinones Holanda da
CONCEIÇÃO, Jouden Lima
Palavras-chave: Plantas ornamentais
Identificação
Intoxicação
Prevenção
Ornamental plants
Identification
Intoxication
Prevention
Data do documento: 9-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: As plantas tóxicas na maioria das vezes são classificadas como belas, mas contém substâncias venenosas, podendo provocar sintomas como: coceira, manchas na pele, vômito, aumento dos batimentos cardíacos dentre outros, podendo levar a morte. Casos de acidentes envolvendo plantas tóxicas tem se constituído um enorme problema para saúde da população, refletindo na economia do país. O trabalho teve como foco, identificar a nível taxonômico as espécies tóxicas encontradas nas escolas públicas; verificar o conhecimento sobre a toxicidade dessas plantas no ambiente escolar; contribuir com o conhecimento sobre a ocorrência de plantas tóxicas em ambientes escolares. O presente trabalho foi desenvolvido em 21 escolas públicas municipais de Codó-MA, sendo que em 12 delas foram encontradas plantas tóxicas, as escolas estão situadas nos bairros São Antônio, São Francisco, São José, São Raimundo e São Sebastião. O trabalho teve início com pesquisas bibliográficas, onde se buscou literatura específica sobre o tema, que serviu de alicerce para a fundamentação do tema abordado. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa com coleta de dados através de aplicação de questionários contendo questões estruturadas, discursivas e objetivas direcionadas aos gestores, professores, vigilantes e zeladores. Nas escolas pesquisadas foram encontradas e identificadas cinco famílias e treze espécies de plantas tóxicas. Portanto, as informações coletadas, referente ao conhecimento das plantas tóxicas revelaram que há divergência de informações, pois alguns entrevistados demonstraram conhecer as plantas tóxicas apenas por nomes, porém, não consegue identificar visualmente. Isso torna-se preocupante, porque aumenta os riscos de ocorrência de intoxicação. Portando, faz-se necessário a elaboração de projetos que inclua no currículo escolar temas que abordem os vegetais tóxicos, desta forma os alunos poderão ser agente disseminadores de conhecimento.
Descrição: ABSTRACT The toxic plants in most cases are classified as beautiful, but contains poisonous substances, causing symptoms such as: itching, patches on the skin, vomiting, increase of heart rate among others, heart and may lead to death. Cases of accidents involving toxic plants has become a huge problem for people's health, reflecting on the country's economy. The work focused, identify the taxonomic level the toxic species found in public schools; check the knowledge about the toxicity of these plants in the school environment; contribute to the knowledge on the occurrence of toxic plants in school environments. The present work was developed in municipal public schools Born 21-MA, and in 12 of them were found toxic plants, the schools are located in the neighbourhoods Are Antonio, San Francisco, San Jose, São Raimundo and São Sebastião. The work began with bibliographic research, where he sought specific literature on the topic, which served as a basis for the justification of the issue. The survey had an approach to quantitative data collected through questionnaires containing questions structured, objective discourse and directed to the managers, teachers, security guards and janitors. In the schools surveyed were found and identified five families and thirteen species of toxic plants. Therefore, the information collected concerning knowledge of toxic plants revealed that there is divergence of information because some respondents demonstrated meeting the toxic plants just by names, however, fails to identify visually. It becomes worrisome, because it increases the risk of occurrence of intoxication. Therefore, it is necessary to draw up projects that include in the school curriculum themes that address the toxic plant, in this way the students can be disseminators of knowledge agent.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2838
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNONESHOLANDAeJOUDENLIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.