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Título: Panorama inclusivo na perspectiva do ensino de Ciências em escolas de nível fundamental da cidade de Codó - Maranhão
Título(s) alternativo(s): Inclusive perspective from the perspective of science teaching in elementary schools in the city of Codó - Maranhão
Autor(es): COELHO, Evene Thais Austríaco
Palavras-chave: Percepções dos professores
Inclusão social
Ensino de Ciências
Teachers' perceptions
Social inclusion
Science Teaching
Data do documento: 12-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivoentender o universo do ambiente educacional no tocante processo de inclusão social de alunos com deficiências nas escolas de nível fundamental (6º ao 9º ano) da cidade de Codó – Maranhão. A partir deste trabalho, obteve-se uma visão panorâmica das condições de acessibilidade das escolas e a quantidade de alunos com deficiências que frequentam as mesmas. Os resultados evidenciaram que o processo de ensino-aprendizagem das ciências para alunos com deficiências no ensino regular segue-se a partir de medidas tradicionais abordadas pelos professores, uma vez que a falta de uma formação e ou capacitação profissional na área da educação especial ou educação inclusiva é considerada por unanimidade dos entrevistados com um dos maiores entraves para o desenvolvimento da inclusão nos ambientes educacionais.
Descrição: Abstract: This research aimed to understand the universe of educational environment regarding social inclusion process of students with disabilities in elementary level schools (grades 6 to 9) of the city of Codó - Maranhão. From this work, we gave an overview of the accessibility conditions of schools and the number of students with disabilities who attend the same. The results showed that the process of teaching and learning science for students with disabilities in regular education follows from traditional measures addressed by teachers, since the lack of training and or professional training in the field of special education or education inclusive is considered unanimously of respondents with one of the biggest obstacles to the development of inclusion in educational environments
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2841
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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