Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2843
Título: Lixo sob a ótica de um problema ambiental como intervenção didática no ensino fundamental a partir de instrumentos pedagógicos tradicionais
Título(s) alternativo(s): Garbage from the perspective of an environmental problem as an intervention in primary education from traditional pedagogical
Autor(es): SANTOS, Hentonny Rhaycard Silva
Palavras-chave: Lixo
Sequência didática
Ensino de ciências
Trash
Didactic sequence
Science teaching
Data do documento: 19-Jan-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho propôs a construção e a aplicação de uma sequência didática com base na temática lixo, aplicada a uma turma de sexto ano do ensino fundamental maior da escola pública Unidade Integrada Municipal Governador Archer, da cidade de Codó-MA. Avaliou como ocorre o processo de assimilação de informações na construção da aprendizagem significativa em tópicos de ciências naturais de cunho ambiental, tendo como base a temática do lixo, focando na contextualização a partir da análise de material didático e das práticas pedagógicas escolares. Analisou-se o livro didático de ciências utilizado na escola, a partir de imagens e textos sobre o tema lixo. As abordagens metodológicas dos professores e da direção escolar também foram investigadas a partir de questionários e entrevistas. Em seguida foi construída e aplicada uma sequência didática com base na problemática local sobre o lixo, a partir de roda de conversa, visita guiada e registro fotográfico do problema no entorno da escola. Os dados indicaram que o material didático apresenta foco na temática, tendo figuras e textos descritivos do problema. A abordagem pedagógica da escola foi considerada integrada e contextualizada. O diagnóstico geral evidenciou um corpo de alunos ciente do tema, com conceitos formais sobre lixo, porém, não se colocando como protagonista. A sequência didática aplicada trouxe essa concepção de que o aluno reconhece e localiza o problema do lixo na cidade e se coloca como participante do problema, assim como agente de resolução do mesmo, o que evidenciou que a proposta de intervenção didática foi um instrumento capaz de suscitar concepções a ações não diagnosticadas a partir do questionário inicial, o que evidenciou a aplicabilidade e funcionalidade da sequencia didática proposta.
Descrição: ABSTRACT The present work proposed the construction and application of a didactic sequence based on the trash theme, applied to a group of sixth year of elementary school major of the public school Municipal Integrated Unit Governador Archer, in the city of Codó-MA. It evaluated the process of assimilation of information in the construction of meaningful learning in topics of natural sciences of environmental nature, based on the theme of garbage, focusing on the contextualization from the analysis of didactic material and school pedagogical practices. The textbook of science used in the school was analyzed, based on images and texts on the subject garbage. The methodological approaches of teachers and school management were also investigated from questionnaires and interviews. Next, a didactic sequence was constructed and applied based on the local problematic about the trash, starting from talk wheel, guided tour and photographic record of the problem in the middle of the school. The data indicated that the didactic material presents a focus on the theme, having descriptive figures and texts of the problem. The pedagogical approach of the school was considered integrated and contextualized. The general diagnosis evidenced a group of students aware of the theme, with formal concepts about garbage, but not being a protagonist. The applied didactic sequence brought this conception that the student recognizes and locates the problem of the garbage in the city and places itself as a participant of the problem, as well as agent of resolution of the same, which evidenced that the proposal of didactic intervention was an instrument capable of To raise conceptions to actions not diagnosed from the initial questionnaire, which evidenced the applicability and functionality of the proposed didactic sequence
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2843
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENTONNYRHAYCARDSILVASANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.