Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2845
Título: Ensino de Ciências e temas transversais: discutindo sobre a abordagem histórica e filosófica das vacinas em livros didáticos de Ciências
Título(s) alternativo(s): Teaching science and cross-cutting themes: discussing the approach and Philosophical Approaches to Vaccines in Science Textbooks
Autor(es): SOARES, Maria Anita Pinto
Palavras-chave: Abordagem histórica e filosófica
Vacinas
Livro didático
Ensino Fundamental II
Historical and philosophical approach
Vaccines
Textbook
Elementary School II
Data do documento: 7-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar de forma qualitativa a abordagem histórica e filosófica contida no discurso científico e pedagógico dado ao tema de vacinas contido em livros didáticos de Ciências utilizados no sétimo (7º) ano do Ensino Fundamental II, das escolas da rede pública de Codó – Maranhão, pontualmente da zona urbana. A metodologia do trabalho baseou-se em análise do conteúdo do discurso textual de uma amostragem de livros, fundamentando-se a discussão como base no referencial teórico, proposto dos trabalhos de Mohr (1995), Vidal & Porto (2012), com a devida adequação em alguns critérios. Os resultados mostraram que a abordagem histórica e filosófica ainda é superficial nos livros didáticos analisados bem como não se observou nos conteúdos apresentados sobre vacinas um aprofundamento científico e contextualização satisfatória, pontuando mais os critérios básicos de apresentação e informação sobre cientistas.
Descrição: ABSTRACT The present research aims to qualitatively analyze the historical and philosophical approach contained in the scientific and pedagogical discourse given to the topic of vaccines contained in science textbooks used in the seventh (7th) year of Elementary School II, Codó - Maranhão, from the urban area. The methodology of the work was based on analysis of the content of the textual discourse of a sample of books, based on the discussion as the basis of the theoretical reference, proposed by Mohr (1995), Vidal & Porto (2012), with due Certain criteria. The results showed that the historical and philosophical approach is still not satisfactory, even with the presence of the vaccine content in all the books analy
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2845
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAnitaSoares.pdfTrabalho de Conclusão de Curso607,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.