Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXIMENDES, Maria Auricelia Moraes-
dc.date.accessioned2018-12-19T21:30:08Z-
dc.date.available2018-12-19T21:30:08Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2846-
dc.descriptionABSTRACT The present work aimed at the construction and application of a didactic sequence focusing on the bromatological experimentation for the teaching of sciences. The methodology was based on the evaluation of experimentation on food in science textbooks used in fundamental public education in the city of Codó-MA, followed by the application of didactic sequence. Experiments on the topic were quantified, analyzed and quantified. Aiming the application of a didactic sequence based on the bromatological experimentation, a verification of previous conceptions of the students was carried out from semi-structured questionnaires. The methodology was based on the application of a didactic video, after the application of the experiments, as a final product there was a textual production in the form of writing. After a second questionnaire was applied to obtain the return of the didactic sequence proposal, the analyzed final elements showed that the students present a dichotomous view of the theme of feeding, having basic concepts related to specific substances, but confuse the relations of these substances with the sense common.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou a construção e a aplicação de uma sequência didática com foco na experimentação bromatológica para o ensino de ciências. A metodologia foi pautada na avaliação da experimentação sobre alimentação em livros didáticos de ciências utilizados no ensino público fundamental da cidade de Codó-MA, seguida da aplicação da sequência didática. Foram quantificados, analisados os experimentos sobre o tema. Objetivando aplicação de sequência didática com base na experimentação bromatológica, efetuou-se uma verificação de concepções prévias dos alunos a partir de questionários semiestruturados. A metodologia se deu a partir da aplicação de um vídeo didático, em seguida aplicação dos experimentos, como produto final houve uma produção textual na forma de redação. Em seguida foi aplicado um segundo questionário para obter o retorno da proposta de sequência didática, os elementos finais analisados mostraram que os alunos apresentam uma visão dicotômica do tema alimentação, tendo conceitos básicos relativos às substâncias específicas, mas confundem as relações dessas substâncias com o senso comum.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectBromatologiapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectBromatologypt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleAplicação de sequência didática em Ensino de Ciências baseada em experimentação bromatológica.pt_BR
dc.title.alternativeApplication of didactic sequence in Science Teaching based on bromatological experimentationpt_BR
dc.title.alternativeApplication of didactic sequence in Science Teaching based on bromatological experimentation.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAuriceliaXimendes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso990,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.