Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2848
Título: Experimentação problematizadora como motor para desenvolvimento de argumentação científica em Ciências Naturais
Título(s) alternativo(s): Problematic experimentation as an engine for development of scientific arguments in science Natural
Experimentación problematizadora como motor para desarrollo de argumentación científica en Ciencias natural
Autor(es): SOUZA, Rayssa Matos
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Argumentação
Aprendizagem
Science education
Reasoning
Learning
Enseñanza de las Ciencias
Razonamiento
Aprendizaje
Data do documento: 8-Mar-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A experimentação problematizadora no ensino de ciências vem sendo apontada como um importante recurso no desenvolvimento de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais e a argumentação científica, como uma importante ferramenta para compreender o raciocínio do aluno. O presente trabalho teve por objetivo verificar o processo da aprendizagem significativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona urbana da cidade de Codó – Maranhão em relação a tópicos de química, pelo viés da experimentação problematizadora, buscando vislumbrar através de indicadores da alfabetização científica as evidências do processo de AC em desenvolvimento. A metodologia deste trabalho seguiu a abordagem de pesquisa qualitativa, buscando verificar como a argumentação escrita dos alunos nas aulas de ciências naturais pode favorecer o entendimento e as explicações de conceitos científicos. Os resultados mostraram que os estudantes respondem muito pouco do que lhes são questionados, muitas vezes não respondendo de fato ao fenômeno e sim apenas uma observação a cerca do mesmo, porém há aqueles estudantes que vão um pouco além do que se pede fazendo relações fundamentais para entender e explicar o fenômeno. As análises nos revelaram que os alunos possuem um raso conhecimento científico, de forma singular, adotando minimamente uma linguagem científica para explicar, justificar e concluir suas ideias.
Descrição: Abstract: Problematizing experimentation in science education has been pointed to as an important resource in the development of conceptual, procedural knowledge and attitudinal and scientific arguments, as an important tool to understand the student's reasoning.This study aimed to verify the process of meaningful learning of students in the ninth grade of elementary school to a municipal school of Codó City urban area – Maranhão in relation to topics of chemistry, by problematizing trial bias, seeking a glimpse of through scientific literacy indicators evidence of the AC process in development. The methodology of this work has followed the approach of qualitative research, seeking to check the written argument of the students in the school of natural sciences can favour the understanding of scientific concepts and explanations. The results showed that students respond very little of what they are asked, often not responding in fact to the phenomenon and Yes just an observation about the same, but there are those students who go a little beyond calling for doing fundamental relations to understand and explain the phenomenon. The analyses revealed that students have a shallow scientific knowledge, in a unique way, adopting minimally a scientific language to explain, justify and complete their ideas. ____ Resumen: Problematizar la experimentación en la enseñanza de las Ciencias ha destacado que como un recurso importante en el desarrollo de conocimientos conceptuales, procedimentales y actitudinales y científicas las discusiones, como una herramienta importante para entender el razonamiento del estudiante.Este estudio pretende verificar el proceso de aprendizaje significativo de los estudiantes de noveno grado de escuela primaria a una escuela municipal de Codó área urbana de ciudad – Maranhão en relación con temas de la química, por el prejuicio juicio problematizing, buscando vislumbrar a través de pruebas de indicadores de alfabetización científica del proceso de AC desarrollo. La metodología de este trabajo ha seguido el enfoque de la investigación cualitativa, buscando comprobar que el argumento escrito de los estudiantes en la escuela de Ciencias naturales puede favorecer la comprensión de conceptos científicos y explicaciones. Los resultados mostraron que los estudiantes responden muy poco de lo que ellos piden, a menudo no responde en realidad al fenómeno y sí sólo una observación sobre el mismo, pero hay estudiantes que van un poco más allá pidiendo hacer relaciones fundamentales para entender y explicar el fenómeno. Los análisis revelaron que los estudiantes tengan un conocimiento científico poco profundo, de una manera única, mínimamente la adopción de un lenguaje científico para explicar, justificar y completar sus ideas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2848
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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