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dc.contributor.authorMURICI, Anderson José Fontenelle-
dc.date.accessioned2019-01-14T18:13:09Z-
dc.date.available2019-01-14T18:13:09Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2861-
dc.descriptionABSTRACT The national job market finds itself in a state of very high competition, this means that it’s constantly getting harder for individuals to get in this market, these individuals need to constantly use tools to stand up from the other competitors. One of those tools is Self Marketing. For this the present work carried out a research, taking as sample students of the administration course of the Federal University of Maranhão (UFMA) raising the following problem: what is the perspectives of these students about Self Marketing in their professional careers? In this way, the general objective was to understand the perspective of the students of the UFMA administration course regarding Self Marketing in their professional lives. To reach this objective a field survey where a questionnaire was applied with the target public, which was selected by the non-probabilistic statistical method for accessibility. It was possible to identify marketing as the social process by which individuals and groups obtain what they need by offering a product or service that represents a superior value for the other party, always considering a context of free exchange. And Self Marketing as being a management tool that works on the personal and professional development of the individual. It was possible to identify that 59.8% of respondents stated that they knew what Self Marketing was and had already studied about it, while 36.6% said they knew the topic superficially and only 3.7% said they did not know what Self Marketing was. While 64.2% of respondents say they use personal marketing, 33.3% said they do not use it. Finally, based on these data and several others, it was concluded that most students interviewed, give much importance to the theme and most of its tools. One could also notice that these tools are relatively or frequently practiced by the students except one aspect or another. In addition, it has been suggested that future research will address, in more depth, specific aspects of personal marketing, since this work took a more general approach to them.pt_BR
dc.description.abstractO mercado de trabalho nacional se encontra em um estado de concorrência altíssima, ou seja, está cada vez mais exigente e os indivíduos que pretendem ingressar neste mercado precisam constantemente utilizar de ferramentas para que se destaquem dos demais concorrentes. Uma destas ferramentas é o marketing pessoal. Para isso o presente trabalho realizou uma pesquisa, tomando como amostra alunos do curso de administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) levantando o seguinte problema: qual a perspectivas destes alunos para com o marketing pessoal em suas carreiras profissionais? Desta forma, o objetivo geral foi o de entender qual a perspectiva dos discentes do curso de administração da UFMA a respeito do marketing pessoal em suas vidas profissionais. Para o alcance dos objetivos realizou-se uma pesquisa de campo onde foi aplicado um questionário com o público alvo, selecionado pelo método estatístico não probabilístico por acessibilidade. Foi possível identificar o marketing como sendo o processo social pelo qual indivíduos e grupos obtém o que necessitam pela oferta de um produto ou serviço que represente um valor superior para a outra parte, considerando sempre um contexto de livre troca. E o marketing pessoal como sendo uma ferramenta da administração que trabalha no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo como um todo. Foi possível identificar que 59,8% dos entrevistados afirmam saber o que é marketing pessoal e já ter estudado a respeito, enquanto 36,6% afirmam conhecer de forma superficial o tema e somente 3,7% afirmaram não saber o que é marketing pessoal. Ao passo que 64,2% dos entrevistados afirmam fazer uso do marketing pessoal, 33,3% afirmaram não fazer uso. Por fim, se baseando nesses dados e em vários outros, concluiu-se que a maioria dos alunos entrevistados, dão muita importância ao tema e à maioria de suas ferramentas. Pôde-se também perceber que essas ferramentas são relativamente ou muito praticadas por esses alunos excetuando um ou outro aspecto. Além disso, foi sugerido que as futuras pesquisas venham abordar, com mais profundidade, ferramentas especificas do marketing pessoal, visto que esse trabalho teve uma abordagem mais geral sobre elas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketing pessoalpt_BR
dc.subjectAuto divulgaçãopt_BR
dc.subjectNetworkingpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSelf Marketingpt_BR
dc.subjectSelf-promotionpt_BR
dc.subjectNetworkingpt_BR
dc.titleO marketing pessoal na perspectiva dos discentes do Curso de Administração da UFMApt_BR
dc.title.alternativePersonal marketing in the perspective of the students of the Administration Course of UFMApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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