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http://hdl.handle.net/123456789/2866
Título: | Gestão por competências e aprendizagem organizacional: um estudo de caso no Núcleo de Recursos Humanos do Tribunal Regional Federal do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Competence management and organizational learning: a case study at the Human Resources Center of the Federal Regional Court of Maranhão |
Autor(es): | SAMPAIO, Larissa Martins |
Palavras-chave: | Gestão por competências Aprendizagem organizacional Administração pública Management by competencies Organizational learning Public administration |
Data do documento: | 11-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O trabalho detém uma perspectiva diferenciada, ao unir duas abordagens: a Gestão por Competências, impulsionada na esfera da Administração Pública a partir da publicação do Decreto nº. 5.707/2006 que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; e a Aprendizagem Organizacional, que representa o meio pelo qual tais competências são adquiridas. Estabelece como objetivo geral mapear as competências dos Servidores que compõem as Seções do Núcleo de Recursos Humanos do TRF/MA, com o intuito de colaborar com a implantação da Gestão por Competências neste órgão. A metodologia classifica-se quanto aos objetivos, descritiva; quanto a abordagem, qualitativa e quantitativa; possuindo natureza aplicada; configurando-se, quanto aos procedimentos, como um estudo de caso e pesquisa documental; utilizando como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, observação, entrevista e questionários; apresenta amostra correspondente ao Núcleo de Recursos Humanos do TRF/MA e amostragem não probabilística por acessibilidade. Os resultados são expostos mediante o mapeamento de competências, que possibilitou a identificação das competências técnicas e comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais assim como o diagnóstico das competências existentes; o gap de competências, que trouxe a carência de capacitação existente em cada Seção; e os resultados da Aprendizagem Organizacional, que demonstrou aspectos críticos de necessidades de estímulos. Na conclusão, são apresentadas as vantagens conferidas à organização frente à adoção da GPC, assim como os limites da pesquisa em razão do tempo e da magnitude que é a realização de um Mapeamento de Competências em um órgão como o TRF/MA. Finaliza concluindo o processo de desenvolvimento de competências como resultado da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos pelas pessoas em processos de aprendizagem e a aprendizagem como um fator favorável no processo de desenvolvimento de competências, na medida em que se configura como meio pelo qual elas são desenvolvidas. |
Descrição: | ABSTRACT This paper has a different outlook when joining two approaches: Management by competencies (MC) that was incresed in the Public Administration by the Decree nº 5.707/2006 that instituted the Nacional Politic of People Development; and the Organizational Learning that’s the way the competencies are acquired. The General Objective is to map which are the competencies of the employees of the Human Resoucer’s Section in the TRF/MA, with the intention to colaborate with the implementation of Management by Competencies. The methodology can be classified as descriptive, qualitative and quantitative, about the nature as applied and about the procedures is a Documental Research and a Case Study. The informations were collected through a questionnaire. The results are exposed by th mapping of competencies that made possible the identification of techniquies and behavioral competencies requireds to catch up the organizational goals, as well as the existing competencies, their gaps and what the consequences of the lack of training; and the results of Organizational Learning that shows the critics aspects of need for stimull. In the conclusion, the benefits of the adoption of MC in the Organization, as the limits of research, cause the time and the magnitude that is make a Competencies Mapping in a big organization. The papers is finalized concluding the development of competencies as the results of acquisition of knowledge, skills and atitudes by the people in learning processes and the learning as a good fator in the development processo of competencies in the means that is the means by which they are developemnt. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2866 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
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